Piso Estufado Levantando e Soltando: Porque acontece e como resolver!


piso estufado subindo e soltando

O piso da sua casa está levantando sozinho e você não sabe o porque está acontecendo isso? Isso acontece porque o piso foi mal colocado. 

Veja abaixo alguns dos erros cometidos no assentamento que podem acarretar nesse problema que gera uma grande dor de cabeça para os moradores.

Porque o piso levanta e se solta

DILATAÇÃO DO PISO

As peças de pisos de cerâmica ou azulejos se expandem no calor e, quando a temperatura fica mais amena, tendem a se contrair. Para que não estourem, é preciso que o rejunte seja muito bem colocado e o tamanho das juntas respeitadas.

UMIDADE

Com o tempo, o rejunte vai secando e começa a se esfarelar, perdendo a sua propriedade de fixação. Então a cerâmica se desprende e estufa, estourando uma a uma. Ou seja, em qualquer uma das situações, o rejunte exerce papel muito importante.
Recomendo que leia: como rejuntar pisos.

Como evitar esse problema?

  • Utilize a argamassa certa (conheça os tipos de argamassa) e espalhe bem ela na hora do assentamento do piso;
  • Respeite a espessura correta das juntas de dilatação (local onde é colocado o rejunte);
  • Resolva o problema de umidade excessiva.
Agora, se você quer aprender como resolver esse problema e se o seu piso levantou mas não quebraram as peças, você pode retirá-los e recolocá-los.  Veja como fazer isso acompanhando o vídeo abaixo.

Comentários

  1. Estou com esse problema em alguns pisos da minha casa. Muito útil e esclarecedor esse vídeo.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Estou com esse problema em casa,o meu piso soltou todo,agora estou assentando outro em cima da argamassa antiga.Será que pode,tem algun problema. ?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meu piso acaba de estufar e estalar agora mesmo (00:35 de 07/10/2017). Ainda bem q não estava assistindo nenhum filme de terror, senão teria me cagado todo...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Na minha casa está acontecendo isso, começou pela copa q fez um estouro q mais parecia uma bomba e afora no corredor e cozinha. Foram colocados há 16 anos. Essa casa foi do avô do meu marido q insiste em dizer q a casa tá caindo. Vale ressaltar e moro na casa do meio e um tio do meu marido mora embaixo e outro em cima de nós. Vi em um comentário acima q é Engenheiro Civil. Gostaria de perguntar se isso realmente pode estar acontecendo? A casa pode estar caindo?
    Meu sogro diz q na estrutura dessa casa tem é muito caminhão de concreto e pedra grande, se não me engano é 1.
    Meu marido fala tanto q estou ficando preocupada com isso...

    ResponderExcluir
  6. Está acontecendo em minha casa, o que fazer para que o piso não estoure ?

    ResponderExcluir
  7. Alguns pisos da minha varanda estão oco isso pode dar problema?

    ResponderExcluir
  8. Na minnha tbm está acontecendo isso moro na casa de cima to ate com medo da casa cai kkk

    ResponderExcluir
  9. O meu piso levantou ..estou com medo pois e a parte de cima ..no meu quarto .tem algum perigo ??

    ResponderExcluir
  10. Parece mesmo que vai tudo abaixo. Um estalo. Depois o piso soltando como se tivesse algo embaixo. Moro em predio com umidade. Local úmido. Estação outono, primeiro andar. Vontade mesmo de chamar a defesa civil

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Me chamo Douglas, moro em Salvador/BA e estou com esse problema em meu apartamento em Condomínio Popular (baixa renda) que fica no térreo. Há uns 04 meses o piso voou na Sala, há duas semanas começou a estufar em um dos quartos e hoje, há poucos minutos, começou a estralar e pipocar no corredor entre os quartos e o WC.
    Nas últimas duas situações, assim que ouvi o início dos estralos eu corri e quebrei algums peças que ja tinham estufadas para evitar que voassem há mais ou menos 1,20 metros como ocorreu na Sala.
    Não sei o que fazer pois não percebo umidade a olho nú e não tenho como sair de casa neste momento para fazer a substituição das pedras.
    Douglas, Salvador/Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou com o mesmo problema que o seu. Aqui acabou de estralar 4 piso de e estufou pra cima.

      Outro problema que temos aqui é que o meu bloco do condomínio está cheio de frissuras/rachaduras no corredor e em alguns apartamentos.

      O meu está dando medo, pois todos os cômodos do apartamento contém mais de 4 frissuras/rachaduras muito grande...Todos os dias e horas ouço estalos no teto do quarto e cozinha

      Excluir
    2. Cuidado com as colunas... Se elas estiveram com rachaduras deve- se fazer o conserto imediatamente. Construção antiga provavelmente o piso e encostado na parede... e a terra se movimenta.... isso causa pequemos tremores que não percebemos e fazendo os pisos se movimentar... por isso esses deslocamentos são mas intensos e frequentementes em andares acimas do térreo ou andares mais afastados do térreo. As paredes também podem estar sofrendo com esses abalos cismicos (de tremores). Tudo deve sempre estar passando por manutenção.

      Excluir
  12. Estou em Ipanema na madrugada 4:00 da manhã e o piso começou a estalar. Acordamos assustados com o barulho. O primeiro som foi como tivesse caído uma bilha de aço no chão, seguido de vários estalos. Levantamos e vimos 2 metros de piso estufado. Parecia filme de terror. Hehehe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!