Como fazer Fogão a Lenha com Forno, passo-a-passo!


fazendo fogao a lenha

Aprenda nessa matéria, como construir um fogão a lenha caseiro com forno feito de tijolo, em um passo-a-passo completo, utilizando materiais acessíveis e fáceis de encontrar.

Se você está procurando uma opção econômica, ecológica e com um sabor único para cozinhar e aquecer sua casa, um fogão a lenha é a escolha certa para você.

Só quem já comeu algum tipo de comida feita nesse tipo de fogão sabe o quão saborosa é a comida e o sabor especial que ela tem, diferente de tudo que é feito nos modelos tradicionais de metal.

Vantagens do Fogão a Lenha

  • Economia de energia: o fogão a lenha é uma opção mais econômica em termos de consumo de energia em comparação com os fogões elétricos ou a gás, porque a lenha é uma fonte de energia renovável e mais acessível do que outros combustíveis.
  • Sabor e aroma: a comida cozida em um fogão a lenha tem um sabor e aroma únicos e distintos, que não podem ser replicados em outros tipos de fogões.
  • Resistência: ele é geralmente construído com materiais duráveis ​​e resistentes, como tijolos e argamassa, o que significa que pode durar por décadas com o devido cuidado e manutenção.
  • Aquecimento eficiente: além de cozinhar, também pode ser usado para aquecer a casa, especialmente em regiões frias. Ele pode aquecer uma área grande com eficiência, tornando-o uma opção econômica e ecológica para o aquecimento doméstico.
  • Ele pode alcançar altas temperaturas, o que é ideal para cozinhar alimentos que precisam de altas temperaturas, como pizzas e pães, além de poder ferver água mais rapidamente do que em outros tipos de fogões.
  • Conexão com a natureza: cozinhar com um fogão a lenha pode ser uma atividade relaxante e gratificante, que conecta as pessoas com a natureza e seus recursos naturais, além de trazer um senso de autossuficiência.

Como construir fogão a lenha com forno

1 - Antes de começar escolha um local apropriado e faça a marcação do espaço onde ele será construído, verificando se há espaço suficiente para a construção, se há ventilação adequada e se o local está distante de materiais inflamáveis.

2 - Durante a execução da construção, é importante manter o local limpo para garantir um ambiente seguro e organizado para trabalhar.

3 - A primeira etapa da construção do fogão a lenha com forno é levantar as fiadas de tijolos. Comece pela base e vá subindo, deixando a entrada inferior para guardar a lenha.

4 - Conforme os tijolos vão sendo levantados, é importante fazer o acabamento por dentro utilizando a própria massa de assentamento para fazer o rejunte entre os tijolos e lixe com uma lixa fina para deixar a superfície uniforme.

5 - Para construir a laje do fogão a lenha com forno, é necessário fazer um cavalete de madeira pela parte de dentro da primeira parte da churrasqueira. Esse cavalete servirá como apoio para a ferragem que será utilizada para fazer a laje.

6 - Com o cavalete de madeira em posição, coloque a ferragem e despeje o concreto para fazer a laje. Certifique-se de nivelar bem o concreto para garantir um acabamento uniforme.

7 - Para evitar que o calor rache as paredes e o próprio concreto da laje pronta, é necessário fazer mais uma fileira de tijolos em cima da laje de concreto.

8 - Para a parte do fogão que irá aquecer a comida, é necessário levantar 2 fiadas de tijolos de altura, deixando um espaço no meio de aproximadamente 20 centímetros de largura para colocar a chapa.

9 - Ao lado da parte do fogão que irá aquecer a comida, é necessário deixar um espaço para colocar o forno. Esse espaço deve ser projetado para acomodar o tamanho e as dimensões do forno escolhido. 
É importante deixar espaço suficiente para que o ar possa circular adequadamente ao redor do forno, garantindo um aquecimento uniforme e eficiente. 

Com essas etapas concluídas, o fogão a lenha com forno estará pronto para ser utilizado e será uma ótima opção para cozinhar alimentos de forma tradicional e com um sabor inigualável.

Para entender melhor todo esse processo descrito acima, recomendo que assista o vídeo abaixo onde mostra o passo a passo completo da construção do fogão a lenha com forno na prática.

Veja também: 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!