Saiba porque as SAPATAS ficam enterradas no solo!


sapata de construção

O artigo de hoje parece um tanto quanto óbvio. Porque enterramos as sapatas de construção?

No entanto, não é por acaso que essa estrutura é feita dessa forma, existe toda uma engenharia por trás desse fato. Vamos entender um pouco...

Fundação é a parte da estrutura da construção que fica abaixo do nível do terreno e é responsável por receber todo o peso dessa estrutura e distribuir para o solo.

As sapatas de construção são elementos estruturais que são utilizados para transmitir a carga de uma edificação para o solo. Elas são essenciais para garantir a estabilidade e a segurança da construção, distribuindo as cargas de forma uniforme para que o solo possa suportá-las sem ceder.

As sapatas são enterradas no solo porque é importante que elas estejam em contato direto com uma camada resistente e estável do solo, que seja capaz de suportar a carga da construção. 

Além disso, a profundidade em que a sapata é enterrada também depende do tipo de solo em que a construção está sendo feita, pois solos diferentes possuem diferentes capacidades de suporte de carga.

Ao enterrar a sapata no solo, ela se torna parte integrante da estrutura e é capaz de distribuir a carga uniformemente para o solo, evitando assim que a construção fique sobrecarregada em pontos específicos, o que poderia causar deformações e até mesmo a sua ruína.

Veja também:
Mas você não consegue realmente entender porque as sapatas ficam enterradas no soloSe não sabe dizer ao certo, assista o vídeo abaixo e aprenda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.