Saiba porque as SAPATAS ficam enterradas - Entenda o real motivo!


sapata de construção

O artigo de hoje parece um tanto quanto óbvio. Porque enterramos as sapatas de construção?

No entanto, não é por acaso que essa estrutura é feita dessa forma, existe toda uma engenharia por trás desse fato.
Vamos entender um pouco...

Fundação é a parte de uma estrutura composta por elementos estruturais, geralmente construídos abaixo do nível final do terreno, e que são os responsáveis por transmitir ao solo todas as ações (cargas verticais, forças do vento, etc.) que atuam na edificação.

Como o solo geralmente tem resistência muito inferior à do concreto do pilar, é necessário projetar algum outro tipo de elemento estrutural com a função de transmitir as ações ao solo. Os elementos mais comuns para cumprir essa função são as sapatas e os blocos, sendo que os blocos atuam como elementos de transição das ações, dos pilares para as estacas ou tubulões.

As sapatas são elementos tridimensionais que têm a finalidade de transferir para o terreno as ações oriundas de pilares ou paredes. A área da base das sapatas é projetada em função da tensão de compressão admissível do solo, determinada através de investigação geotécnica (sondagens).

Veja também:
Mas você consegue realmente entender porque as sapatas ficam enterradas no soloSe não sabe dizer ao certo, assista o vídeo abaixo e aprenda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como medir a ÁREA DE LOTES fora de esquadro!

TRAÇO DE CONCRETO - O que é e tabelas com quantidade de material!

Medidas dos Canos de PVC - Saiba a Bitola dos Tubos!

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!

Aprenda como TIRAR O NÍVEL de um terreno passo a passo!