Segredo do PRUMO em local muito ALTO, passo-a-passo!



Aprenda, passo-a-passo como tirar o prumo para fazer o reboco na parte externa em uma parede muito alta.

Essa técnica é utilizada porque para verificar o prumo convencional, na parte externa, pode ser um pouco complicado, devido ao balançar proveniente da força do vento, ainda mais se a parede for muito alta.

A função desse prumo de parede é mostrar ao construtor se a parede construída ou em construção está totalmente aprumada, em linha vertical.

O prumo é uma ferramenta de medição usada para verificar se uma superfície está na vertical. Ela consiste em uma linha pendurada em um peso (chamado de "bolinha") que é usada para fazer uma marca vertical em uma superfície. 

Ele é útil em diversas situações de construção, como para levantar paredes de alvenaria, lajes e colunas, bem como em trabalhos de reboco e revestimento.

Como verificar o prumo?

Você vai precisar de algumas ferramentas e materiais para aprender como usar o prumo corretamente, como:
  • Prumo de pedreiro ou prumo de metal;
  • Linha de nylon resistente;
  • Bolinha de chumbo ou outra carga que possa ser pendurada no final da linha;
  • Martelo;
  • Pregos.
1 - Fixe o prego na parte superior da parede, logo abaixo do teto. Certifique-se de que ele esteja bem preso na parede.

2 - Amarre a linha no prego e deixe a bolinha de chumbo pendurada no final da linha.

3 - Segure a linha de nylon pelo meio, acima da bolinha, e deixe-a descer até que a bolinha esteja em contato com a superfície da parede.

4 - Bata o martelo suavemente no prego para fixar a linha no lugar. Certifique-se de que a linha esteja esticada e a bolinha esteja bem alinhada com a marca na parte inferior da parede.

5 - Verifique se a bolinha está nivelada. Se estiver, a linha deve estar alinhada com a marca na parte inferior da parede.

6 - Faça uma marca na parede na posição em que a linha toca a superfície da parede. Esta é a linha vertical de referência para o prumo.

7 - Repita o processo em vários pontos da parede, garantindo que todas as linhas verticais estejam niveladas e retas.

Esses foram os passos para tirar o prumo da forma correta, mas numa parede não tão alta. Para uma parede mais alta, o processo precisa ser feito um pouco diferente, pois a corda do prumo pode sofrer interferência do vento devido ao tamanho.

Então, assista o passo-a-passo detalhado no vídeo abaixo para posteriormente você utilizar no dia-a-dia do seu trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Medidas dos Canos de PVC: saiba a Bitola dos Tubos!

Tipos de BRITAS e diferenças da 0, 1, 2 e 3, 4, 5, pedrisco...

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!