Como instalar Portão de Correr (deslizante), passo-a-passo!


instalação portão correr deslizante

A instalação de um portão de correr ou deslizante pode parecer uma tarefa intimidadora, mas com as ferramentas e materiais certos e um pouco de paciência, é possível instalar um portão de correr com sucesso. Neste artigo, discutiremos o passo a passo completo para instalar um portão de correr ou deslizante.

Esse é um tipo de portão que se move horizontalmente em uma direção, geralmente para a esquerda ou para a direita e é instalado em trilhos chumbados geralmente no chão, onde as rodinhas ou roldanas deslizam sobre esses trilhos, permitindo que ele se mova suavemente de um lado para o outro.

Os portões de correr podem ser feitos de diferentes tipos, como: de madeira, metal,  PVC, automático, manual e podem ser projetados para atender a diferentes necessidades de segurança e privacidade. Eles são comumente usados em residências, empresas e propriedades industriais, onde a instalação de um portão tradicional de abrir e fechar não é possível ou não é prático.

Pensando nisso, se você tem interesse em aprender como fazer a instalação correta na sua casa, desde o chumbamento do trilho até a colocação do portão no lugar, você veio ao lugar certo.

Antes de começar a instalação do portão de correr, é necessário reunir os seguintes materiais:
  • Portão de correr ou deslizante
  • Guia de chão
  • Trilhos para o portão
  • Suportes para o trilho
  • Rodas para o portão
  • Parafusos e buchas
  • Furadeira
  • Chave de fenda
  • Nível
  • Trena
  • Serra elétrica ou manual

Instalação do portão deslizante, passo a passo

1 - Meça o espaço e o tamanho do portão:
Antes de comprar o portão, meça o espaço onde ele será instalado e certifique-se de comprar um que seja adequado para o espaço. Certifique-se de que ele seja ligeiramente menor que a abertura para que possa deslizar suavemente e sem problemas.

2 - Preparação do local:
Limpe a área onde o portão será instalado. Remova quaisquer obstáculos ou detritos do caminho. Verifique se o solo está nivelado e compactado e, se necessário, coloque uma base de concreto para suportar o trilho.

3 - Chumbe o trilho:
Chumbe o trilho de guia no local onde ele deverá deslizar. Use uma trena e um nível de bolha para garantir que o trilho esteja nivelado e alinhado. 

Veja: Como chumbar os trilhos do portão.

4 - Instale as roldanas
Anexe as roldanas na parte inferior do portão usando parafusos e suportes de roldana. Certifique-se de que as roldanas estejam alinhadas, niveladas e da mesma altura, para garantir que o portão deslize suavemente.

5 - Instale o portão
Coloque o portão em cima do trilho já chumbado no chão.

6 - Teste se está tudo ok:
Faça testes, abrindo e fechando, para garantir que ele esteja funcionando corretamente. Verifique se ele desliza suavemente e sem problemas. Se o portão estiver funcionando corretamente, prossiga para o próximo passo.

7 - Ajuste o portão
Se o portão não estiver deslizando suavemente, verifique se as roldanas estão corretamente alinhadas e niveladas ou se precisam ser lubrificadas.

8 - Finalização
Após ajustar o portão, verifique se todas as conexões estão seguras e apertadas. Limpe a área circundante para remover qualquer sujeira ou detritos, principalmente de cima do trilho para que ele não emperre. Adicione óleo lubrificante nas roldanas e no trilho de guia para garantir um deslizamento suave e evitar o desgaste prematuro.

9 - Configurações de segurança
Instale um sensor de segurança, se necessário, para evitar que o portão feche quando há objetos ou pessoas no caminho. 

Veja também: Passo-a-passo da instalação do motor do portão.

Pronto, com esses passos descritos acima, tenho certeza de que você fará um bom trabalho, mas caso ainda tenha restado dúvidas, recomento que assista o passo a passo completo da instalação do portão de correr no vídeo abaixo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)