Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!


Como fazer alicerce de casa simples

Quando se trata de construir uma casa, o alicerce é a base essencial que sustentará toda a estrutura e é fundamental que seja bem projetado e construído para garantir a estabilidade e a durabilidade de qualquer construção.

Se você é um iniciante no mundo da construção e deseja aprender como fazer o alicerce de uma casa simples, você veio ao lugar certo. Neste guia passo a passo, vamos orientá-lo sobre os principais pontos a serem seguidos, do início ao fim, ao construir esse tipo de fundação. 

Passo a passo do alicerce de casa simples

Sabemos que o alicerce é a fundação que dará início a uma construção e é ele que sustentará todo o peso das paredes e das estruturas que serão levantadas em cima dele. Então, ele é responsável por distribuir todo o peso da casa para o solo e deve ser bem feito para evitar rachaduras e outros problemas. 

1 - Fazer as sapatas

O primeiro passo é a construção das sapatas rasas que darão estabilidade e resistência a toda a obra.

Nós temos um vídeos aqui no site explicando os passos para a amarração das ferragens e construção de uma sapata de forma correta. Portanto, para saber como fazer, acesse: como fazer sapata de construção.

2 - Escavação da vala

A vala para fazer o alicerce deve ter aproximadamente 50 centímetros de profundidade e de largura, sendo um tamanho bom para o pedreiro andar no seu interior e realizar os trabalhos.

Detalhe importante: cave a vala 3 centímetros mais fundo que a altura da concretagem da sapata, pois como será colocado uma camada de brita no fundo dessa vala, devemos compensar na altura. Então, se a vala será feita com 50 centímetros de profundidade, o concreto da sapata passará 3 centímetros para cima.

sapata fundação

Você pode fazer essa escavação com pás, enxadas e caso o terreno seja muito duro, pode usar também uma picareta para soltar um pouco o solo e depois remover com a pá.

Após escavado, faça a compactação do solo, utilizando algum instrumento para "socar" bem a terra solta e deixa-la bem compacta e firme para receber a brita e impedir que ela afunde.

3 - Camada de brita

Despeje um forro de brita de aproximadamente 3 centímetros de espessura ao longo de toda a vala. Deixe essa camada bem espalhada para, posteriormente, receber a caixaria.

Não esqueça de deixar na mesma altura do concreto da sapata (lembra dos 3 centímetros), que será nessa altura final que será começada a construção do alicerce ou baldrame da casa simples.

4 - Ferragem do alicerce

O primeiro passo é medir a distância do "pescoço" de uma sapata (ferragem acima do solo) na outra. Essa medida deve ser feita pegando a parte mais externa da ferragem das duas sapatas.

Acrescente 5 centímetros a mais na medida para cada sapata, totalizando 10 centímetros a mais. Isso serve para ter espaço na ferragem para fazer a virada de ancoragem. Por exemplo: se a distância entre a ferragem do pescoço das sapatas é de 2,60 metros, acrescente mais 10 centímetros e o resultado é 2,70 metros.

ancoragem armação fundação

Corte a ferragem com 2,70 metros para fazer a armação ou, se a armação já estava pronta, corte ela nessa medida. Caso você não saiba como fazer a montagem dessa armadura de construção, recomendo que leia: como fazer a armação.

Agora você fará a virada de ancoragem na ponta dessa ferragem que você acabou de cortar. Isso serve para evitar que a armação deslize dentro do concreto durante a concretagem do baldrame, pois ela forma uma espécie de gancho na ponta para se prender na ferragem da sapata.

Portanto, vire todas as pontas dos vergalhões para dentro, com aproximadamente 5 centímetros de comprimento.

Agora, leve a armação do alicerce pronta até a vala escavada e amarre ela na ferragem das sapatas, utilizando arame e alicate ou torquês para dar um bom aperto e deixar tudo bem firme. Repita o processo em todas as armações ao longo de toda a vala.

Feito isso, amarre ao longo de todas as armações, pequenos pedaços de ferro de 14 centímetros, deixando a mesma medida dos 2 lados. Esses ferros servirão para deixar o espaço correto para as tábuas de caixaria que virão em seguida e evitar que elas fiquem encostadas.

ferragem armação alicerce

5 - Caixaria do alicerce (fôrmas do concreto).

Chegou a hora de fixar as tábuas da caixaria que servirá de forma para o concreto. Coloque essas tábuas ao longo da vala, encostando nas pequenos ferros de 14 centímetro que você amarrou anteriormente.

Prenda as madeiras da fôrma de concreto pregando algumas pequenas madeiras na parte de cima, que são chamadas de gravatas, para dar a fixação e não deixar que elas saiam do lugar durante a concretagem.

grampo gravata forma concreto

Você também pode fixar a caixaria utilizando grampos de ferro que passarão por cima das tábuas e serão fincados no solo para dar uma sustentação ainda maior e evitar problemas quando o concreto for despejado.

Coloque esses grampos ou as gravatas de madeira a cada 60 centímetros ao longo de toda a fôrma de concreto.

6 - Concretagem do alicerce

Antes de lançar o concreto dentro da fôrma, molhe bem as madeiras, pois dessa forma você evita que a madeira seca "chupe" a água e o cimento, deixando a massa fraca e perdendo a resistência correta.

O traço ou medidas para fazer o concreto do alicerce ou baldrame de casas simples é de 1:5:6, ou seja, 1 saco de cimento de 50 quilos para 5 latas de areia e 6 latas ou balde de brita.


Despeje esse concreto aos poucos dentro da forma, cobrindo a ferragem e vá compactando com um pedaço de madeira, batendo nas tábuas ou com uma máquina vibradora para que ele desça até o fundo e não deixe nenhuma parte com bolsões de ar.

Vá sempre compactando e espalhando a massa com uma colher de pedreiro.

Deixe o concreto secar por aproximadamente 7 dias par que ele ganhe resistência suficiente para suportar o peso e a pressão de toda a estrutura que vira posteriormente acima dele. Esse processo de cura do concreto pode ser rápido ou mais demorado, dependendo das condições do tempo.

7 - Retirando as madeiras da concretagem

Após passado o tempo de cura de aproximadamente 7 dias, verifique se ele está bem seco e tire as tábuas de caixaria. Para isso, remova primeiro as gravatas e os grampos de fixação que estão fincados no solo.

Remova com cuidado para evitar que quebra o concreto seco do alicerce.

Está pronto! Esse é o passo a passo completo, do início ao fim, de como fazer o alicerce de uma casa simples para que você possa colocar em prática ainda hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.