Tamanho da Caixa de Gordura: dimensionamento passo a passo!


Dimensionamento Caixas Gordura

Aprenda como dimensionar caixas de gordura para que tenha a capacidade certa de retenção do volume da rede de esgoto.

A caixa de gordura é um componente importante no sistema de esgoto de residências, restaurantes e estabelecimentos comerciais, pois ela é responsável por reter os resíduos gordurosos que são despejados na rede de esgoto. 

Se for mal dimensionada pode causar diversos problemas, como entupimentos na rede de esgoto, mau cheiro e até mesmo poluição ambiental. Por isso, é fundamental que ela tenha o tamanho ou volume de forma adequada, levando em consideração o volume de esgoto que será direcionado para ela e o tipo de material utilizado na sua construção. 

Nesta matéria, discutiremos os principais aspectos do dimensionamento da caixa de gordura, para que você possa escolher a caixa mais adequada para a sua residência ou estabelecimento comercial.

Para que serve a caixa de gordura?

É um dispositivo projetado para coletar e separar a gordura e outros resíduos sólidos da água usada na cozinha, evitando que esses materiais entrem na tubulação de esgoto e obstruam o sistema, ou seja, evitando o entupimento dos canos.

Ela é geralmente instalada abaixo da pia da cozinha ou em um ponto de coleta de água de uso similar, como uma pia de lavanderia. Ela é composta por uma caixa de retenção com uma tampa removível e um filtro, que impede a passagem de gordura sólida para a rede de esgoto.

A função da caixa de gordura é garantir que a água que flui pelo sistema de esgoto esteja livre de gordura e outros resíduos sólidos que possam causar entupimentos e danos à tubulação. Também ajuda a prevenir que odores desagradáveis entrem na residência ​​e a proliferação de bactérias e outros microrganismos.

Veja também: como evitar mal cheiro no ralo da pia.

É importante limpa-la regularmente para evitar que ela transborde e para manter seu bom funcionamento. A frequência da limpeza depende do volume de uso da cozinha, mas geralmente é recomendado limpar a caixa a cada 3 meses.

Como dimensionar passo a passo

O dimensionamento da caixa de gordura depende do volume de água e da carga de gordura produzida pelo estabelecimento, sendo necessário considerar diversos fatores, como o número de pias e lavatórios, o tipo de alimentos preparados, a frequência de uso, entre outros. A seguir, segue um passo a passo detalhado para saber o tamanho ou volume dela:

1 - Cálculo da vazão

O primeiro passo no dimensionamento de uma caixa de gordura é calcular a vazão de esgoto que será direcionada para a caixa. Essa vazão é determinada com base no número de pessoas que utilizarão o sistema de esgoto. 

De maneira geral, recomenda-se uma capacidade de 50 litros de caixa de gordura para cada 5 pessoas. Então, faça de acordo com a quantidade de pessoas que tem na casa ou aproximadamente quantas pessoas frequentam o estabelecimento comercial.

2 - Escolha do material

O segundo passo é escolher o material adequado para a caixa de gordura. O material deve ser resistente à corrosão, ao desgaste e ao impacto, além de possuir superfície lisa para evitar acúmulo de resíduos. Os materiais mais comuns são o PVC, o polietileno e o polipropileno.

3 - Dimensionamento da caixa

Com base na vazão e no material escolhido, é possível dimensionar a caixa de gordura. Uma caixa de gordura típica possui uma capacidade de 50 a 100 litros, com um comprimento de 60 a 80 centímetros, uma largura de 40 a 60 centímetros e uma altura de 30 a 50 centímetros.

Uma forma de calcular a capacidade é multiplicar o volume de água utilizado diariamente pelo fator de carga de gordura. Esse fator pode variar de acordo com o tipo de estabelecimento, mas em geral é recomendado utilizar valores entre 0,15 e 0,25 litros de gordura por 1000 litros de água.

Por exemplo, se um restaurante utiliza 5000 litros de água por dia e tem uma carga de gordura estimada em 0,2 litros por 1000 litros de água, a capacidade da caixa de gordura deverá ser de pelo menos 1000 litros (5000 x 0,2 / 1000).

4 - Instalação da caixa

A caixa de gordura deve ser instalada em um local de fácil acesso para limpeza e manutenção. Além disso, é importante que ela seja instalada antes do ponto em que o esgoto se conecta à rede pública, para evitar a contaminação da rede de esgoto.

Veja também:

5 - Limpeza e manutenção

A caixa de gordura deve ser limpa regularmente para evitar acúmulo excessivo de gordura e outros resíduos. A frequência de limpeza varia de acordo com a capacidade da caixa e a quantidade de uso. Em geral, recomenda-se limpar a caixa a cada três meses.

Então é isso! Mãos à obra!

Comentários

  1. Parabéns, as informações são de acordo com a legislação, hoje pesquisei sobre
    dimensionamento da caixa de gordura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!