VERGA e CONTRA VERGA - O que é e como fazer - Passo-a-passo!






Nesse artigos iremos falar sobre vergas e contra vergas. Saiba o que significa, qual a função dessa estrutura na construção civil e, por fim, aprenda como fazer, com vídeos mostrando todo o passo-a-passo.

As alvenarias possuem um ponto de fragilidade nos cantos superiores e inferiores das aberturas, devido a descontinuidade da mesma nestes pontos, ocasionando um grande acúmulo de tensões.

As cargas verticais, atuando em topos de paredes, uniformemente distribuídas podem triplicar ou até quadruplicar as tensões em vértices superiores e a duplicar em vértices inferiores. Este acúmulo de tensões pode ser combatido com a execução de vergas, na parte superior e contravergas na parte inferior.

Portanto, com a finalidade de distribuir os esforços concentrados nos vértices de aberturas, devido a descontinuidade da alvenaria, são executadas vergas e contravergas, pelo fato de estes pontos possuírem um grande acúmulo de tensões, ocorre uma forte tendência a manifestações patológicas, em forma de trincas e fissuras, caso haja a ausência, má execução e/ou dimensionamento destas peças.


O que é VERGA e para que servem?

A verga é um elemento estrutural sujeito à incidência de momento fletor, tendo como finalidade absorver as reações das lajes e as cargas distribuídas por elas às paredes. Ela é posicionada na primeira fiada acima da abertura, tanto em portas quanto em janelas. 

As vergas podem ser executadas em blocos canaleta ou podem ser empregadas peças pré-fabricadas de concreto, devendo ter seu comprimento prolongado para no mínimo a medida do comprimento de um bloco canaleta (19 cm) para portas e dois blocos canaletas para as janelas para ambos os lados do vão.


O que é CONTRA VERGA e para que servem?

São vigas de concreto armado colocadas sob as aberturas de janelas, com a função de evitar o surgimento de trincas na alvenaria.


Em aberturas janelas devem ser executadas contra-vergas para uma melhor distribuição de cargas na parede. A contra-verga é posicionada na última fiada antes da abertura (de baixo para cima). 

As contra-vergas são normalmente executadas em blocos canaletas, devendo ter seu comprimento prolongado para no mínimo a medida do comprimento de dois blocos canaletas para ambos os lados do vão (como nas vergas de aberturas de janelas).


O dimensionamento das vergas e contra-vergas deverá ser tal que atenda aos valores indicados na tabela abaixo :



Obs.: 

* Situações que necessitam de dimensionamento específico (cálculo como vigas)
** Sob alvenaria ou sob vigas. Vãos superiores a 3 m exigem análise específica.
*** Dimensões do apoio válidas para paredes sobre vigas. Vãos menores de 60 cm não necessitam de contraverga. Contravergas em paredes e vãos de dimensões superiores aos limites devem ter análise específica.
**** Distância entre os apoios da viga que suporta a parede.


Aprenda como fazer a VERGA:

Agora que já esclarecemos diversos fatos sobre verga e contra verga, aprenda de uma vez por todas, como fazer a construção da verga na obra, assistindo ao vídeo abaixo.



Aprenda como fazer a CONTRA VERGA:

Assista ao vídeo abaixo e aprenda de forma clara, como fazer a contra verga na construção, em um passo-a-passo completo.




Comentários

  1. Hoy aprendi algo bueno .Lo estaba construyendo mal.Solo realizaba la verga no la contraverga.GRACIAS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como CALCULAR a quantidade de Concreto, Tijolos e Pisos na construção!

Aprenda como AUMENTAR a PRESSÃO da caixa d'água - MUITO FÁCIL!

Pessoas que RECUSARAM vender suas casas - A número 4 é bizarra!

Chave QUEBRADA na fechadura - Aprenda como tirar!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!