Verga e Contraverga: O que é e como fazer, passo-a-passo!


verga contraverga construção civil

Nesse artigos iremos falar sobre vergas e contra vergas. Saiba o que significa, qual a função dessa estrutura na construção civil e, por fim, aprenda como fazer, com vídeos mostrando todo o passo-a-passo.

As alvenarias possuem um ponto de fragilidade nos cantos superiores e inferiores das aberturas, devido a descontinuidade da mesma nestes pontos, ocasionando um grande acúmulo de tensões.

As cargas verticais, atuando em topos de paredes, uniformemente distribuídas podem triplicar ou até quadruplicar as tensões em vértices superiores e a duplicar em vértices inferiores. Este acúmulo de tensões pode ser combatido com a execução de vergas, na parte superior e contravergas na parte inferior.

Portanto, com a finalidade de distribuir os esforços concentrados nos vértices de aberturas, devido a descontinuidade da alvenaria, são executadas vergas e contravergas, pelo fato de estes pontos possuírem um grande acúmulo de tensões, ocorre uma forte tendência a manifestações patológicas, em forma de trincas e fissuras, caso haja a ausência, má execução e/ou dimensionamento destas peças.


O que é verga e para que servem?

A verga é um elemento estrutural sujeito à incidência de momento fletor, tendo como finalidade absorver as reações das lajes e as cargas distribuídas por elas às paredes. Ela é posicionada na primeira fiada acima da abertura, tanto em portas quanto em janelas. 

As vergas podem ser executadas em blocos canaleta ou podem ser empregadas peças pré-fabricadas de concreto, devendo ter seu comprimento prolongado para no mínimo a medida do comprimento de um bloco canaleta (19 cm) para portas e dois blocos canaletas para as janelas para ambos os lados do vão.

O que é contraverga e para que servem?

São vigas de concreto armado colocadas sob as aberturas de janelas, com a função de evitar o surgimento de trincas na alvenaria.

verga contraverga obra

Em aberturas janelas devem ser executadas contravergas para uma melhor distribuição de cargas na parede. A contraverga é posicionada na última fiada antes da abertura (de baixo para cima). 

As contravergas são normalmente executadas em blocos canaletas, devendo ter seu comprimento prolongado para no mínimo a medida do comprimento de dois blocos canaletas para ambos os lados do vão (como nas vergas de aberturas de janelas).

Veja também: 

Como fazer a verga e contraverga?


Agora que já esclarecemos diversos fatos sobre essas estruturas usadas comumente na construção civil, aprenda como contruir a verga e contraverga para portas e janelas para que fiquem mais seguras e evite rachaduras após a obra ser finalizadas.

Assista o vídeo abaixo e aprenda.

Comentários

  1. Hoy aprendi algo bueno .Lo estaba construyendo mal.Solo realizaba la verga no la contraverga.GRACIAS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!