Pode furar a viga? Saiba se pode e como fazer corretamente!


viga furada na construção

Você provavelmente já viu fotos de vigas com furos e se perguntou se isso realmente pode ser feito. Será que a viga pode ser furada? Não dá problema na construção?

 Como será que é feito o furo em vigas? Como calcular para fazer o furo na viga corretamente? Se você tem essas dúvidas, veio ao lugar certo para buscar o esclarecimento.

O que diz a ABNT NBR 6118:2014

Item 21.3 - Furos e aberturas

Estruturas cujo projeto exige a presença de aberturas devem ser calculadas e detalhadas considerando as perturbações das tensões que se concentram em torno dessas aberturas, prevendo, além das armaduras para resistir as forças de tração já mencionados nesta Norma, também armaduras complementares dispostas no contorno e nos cantos das aberturas. Os limites para as dimensões de furos e aberturas constam na Seção 13. 

Item 13.2.5 - Furos e aberturas

Quando forem previstos furos e aberturas em elementos estruturais, seu efeito na resistência e na deformação deve ser verificado e não podem ser ultrapassados os limites previstos nesta Norma, obedecido o disposto em 21.3. 
De maneira geral os furos têm dimensões pequenas em relação ao elemento estrutural enquanto as aberturas não. Um conjunto de furos muito próximos deve ser tratado como uma abertura.

Item 13.2.5.1 - Furos que atravessam vigas na direção de sua largura

Em qualquer caso, a distância mínima de um furo à face mais próxima da viga deve ser no mínimo igual a 5 cm e duas vezes o cobrimento previsto para essa face. 
A seção remanescente nessa região, tendo sido descontada a área ocupada pelo furo, deve ser capaz de resistir aos esforços previstos no cálculo, além de permitir uma boa concretagem. 
Devem ser respeitadas, simultaneamente, para dispensa da verificação, as seguintes condições: 

a) furos em zona de tração e a uma distância da face do apoio de no mínimo 2 h, onde h é a altura da viga; 
b) dimensão do furo de no máximo 12 cm e h/3; 
c) distância entre faces de furos, em um mesmo tramo, de no mínimo 2 h; 
d) cobrimentos suficientes e não seccionamento das armaduras.


Como fazer furo na viga?

Vamos dizer que a obra já está com a estrutura pronta e se faz necessário a perfuração da viga. Veja como fazer corretamente.

1- Recomenda-se primeiro que você converse com o projetista estrutural, para saber se é possível furar o local e qual a melhor posição, pois foi ele que fez o cálculo da estrutura.

2- O fura deve ter no máximo 1/3 da altura da viga, segundos a norma, ou seja, se a viga tem 60 centímetros, o furo pode ter no máximo 20 centímetros.

Confira o resto dessa explicação no vídeo logo abaixo. 
Espero que essa matéria tenha sido útil e tenha levado um pouco de conhecimento para você. Se gostou, não esqueça de curtir, compartilhar e deixar um comentário positivo abaixo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!