Como fazer Manta Térmica com Caixas de Leite passo a passo


manta de isolamento térmico de caixa de leite

Casas de telhado e que não tem manta térmica podem ser extremamente quentes no verão, fazendo com que a temperatura interna possa passar facilmente dos 40 graus, e não tem ar-condicionado que dê conta desse calor tremendo dentro da residência.

A manta térmica é um material composto por um dos lados de uma malha de esforço mecânico de grande durabilidade e estabilidade, aumentando a vida útil da mesma e, no outro lado, uma face de alumínio de alta refletividade, juntamente com uma baixa emissividade de radiação térmica.
Por isso, é comum a utilização desse tipo de material nos telhados ou coberturas de casas, com o objetivo de gerar um maior conforto térmico tanto no verão quanto no inverno.

Vantagens da manta térmica

  • Impede que a radiação solar entre no ambiente, deixando um clima mais ameno e reduzindo cerca de 5° a 10° de temperatura;
  • Colocação fácil e sem a necessidade de mão-de-obra especializada;
  • Impede a entrada de sujeira, insetos e fuligem;
  • Reduz o gasto com ar-condicionado em até 40%;
  • No inverno, a manta impede que o calor do ambiente saia do local, deixando o local mais quente por mais tempo.

Sabendo das vantagens da manta térmica e como ela funciona, estamos trazendo uma opção um tanto diferente para ser colocada no local da manta térmica comprada em lojas especializadas. Estamos falando da manta feita com caixas de leite Tetra-pak.

Ao observar as caixas de leite, nota-se que elas são feitas de papelão, polietileno e alumínio. Esse material pode ser facilmente utilizado com isolante para telhados, assim como as folhas de alumínio que já são usadas na construção civil.

Portanto, acompanhe os passos abaixo e aprenda como usar esse material de fácil acesso para proteger as casas, galpões, escritórios, ranchos, garagem e outros das mudanças de temperatura.

Passo-a-passo da manta de caixa de leite

1- Abra as orelhas das caixas, corte a parte superior e inferior delas e lave bem com detergente e água. Obs.: se a caixa tiver tampa, corte abaixo dela e retire essa parte fora.

2- Enxague bem e coloque para secar no sol.

3- Depois de seca, abra a caixa com uma faca, tesoura ou estilete de forma que ela fique esticada igual a uma cartolina.

embalagem leite cortada

4- Coloque a parte de alumínio da caixa para baixo e comece a colar uma na outra. Para isso, sobreponha aproximadamente 2 centímetros uma sobre a outra.

manta termica caixa leite

5- Não vamos utilizar nenhum tipo de cola para esse processo, o que você irá fazer é o seguinte: coloque uma folha sulfite em cima das caixas abertas com a sobreposição de 2 centímetros e passe o ferro quente em cima dessa folha.
Dessa forma, a folha sulfite grudará na caixa de leite, fará a solda entre as duas caixas abertas e deixará um acabamento bem mais bonito.

colando a caixa de leite

Porque evitamos o uso de cola nesse caso?
Porque com o calor excessivo dos raios solares, a cola pode amolecer e fazer o material da manta se soltar com o passar  do tempo.

5- Repita esse processo diversas vezes para a união das caixas de leite, utilizando sempre a folha sulfite e sobrepondo um caixa sobre a outra em aproximadamente dois centímetros. Faça quantos metros for necessário para o seu telhado.

6- Feita a quantidade necessária de manta para a sua residência, chegou a hora de fazer a instalação. Esse processo é muito fácil, basta você ter em mãos um grampeador para madeira ou martelo e pregos pequenos.

Posicione a manta logo abaixo do telhado e grampeie ou pregue nas ripas do telhado com a face do alumínio voltada para cima (a parte refletiva voltada para cima irá refletir o calor para fora da casa). Prenda por toda a extensão do telhado.

instalação manta termica

7- Pronto! Sua residência estará protegida do calor intenso dos raios solares!
Se você gostou dessa dica maravilhosa, não deixe de curtir a postagem e compartilha-la com os amigos que podem estar precisando dessa solução rápida e simples, mas que leva um conforto bem considerável.

Comentários

  1. achei muito bom alem de ser ultiu vai limpar a natureza eo nosso ambiente

    ResponderExcluir
  2. Vagnifico, vou fazer em quarto. Gratidão

    ResponderExcluir
  3. Estou juntando a 9 meses estou louca pra começar a colocar no meu quarto, depois coloco pvc.

    ResponderExcluir
  4. Amandarodrigues@gmail.com VALE A PENA JUNTAS AS CAIXAS DE LEITE CORTA LAVAR E GUARDAR ,POIS FICA UMA PERFEISSAO E MUITO CONFORTÁVEL.

    ResponderExcluir
  5. acho que essa foto ai é MEIO decorativa... NORMALMENTE o ALUMINADO é o que impede o calor, REFLETINDO ELE!, porém a nunca descasquei uma caixa de leite! PROVAVELMENTE, ambos os lados abaixo da tinta são de aluminio!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!