Inicio » , » Casa Meia Água - O que é e como fazer passo-a-passo!

Casa Meia Água - O que é e como fazer passo-a-passo!

casa meia água de madeira

Uma casa de telhado meia água ou de uma água é um tipo de construção muito procurada por pessoas de baixa renda ou com baixo orçamento familiar, pois são casas pequenas e baratas, podendo ser construídas gastando pouco dinheiro, seja de madeira ou alvenaria.


O que é uma casa meia água?

Uma casa de telhado meia água ou 1 água é aquela que tem só metade do telhado das construções que estamos acostumados a ver, ou seja, um telhado com caimento para apenas um dos lados do terreno.

A inclinação desse tipo de telhado é feita, geralmente, por uma parede que sobe na parte posterior da construção, deixando escondida na parte de baixo a caixa d'água.

Esse tipo de construção, além de ser feito para pessoas de baixa renda, também são bastante requisitadas para construções de galpões, varandas, terraços e garagens, devido ao custo baixo e menor necessidade de materiais de construção.


casa de madeira com telhado de uma água


Como construir uma meia água - passo-a-passo

1- Tenha em mãos uma planta para para o seu projeto, com os detalhes do tamanho do imóvel, da posição no terreno, para que, dessa forma, seja definida a angulação correta do telhado.

A construção da estrutura da casa parte do princípio como de toda casa de madeira: com um, dois ou três quartos, cozinha, sala, banheiro, ou seja, da forma que você quiser e com a quantidade de cômodos que você precisar. 
Para ajuda-lo nessa etapa, eu trago uma apostila que poderá ser bastante útil: como construir casas de madeira passo-a-passo.

Atenção: A caixa d'água que ficará embaixo da cobertura deve ser levada em consideração na hora do caimento e também o tipo de telha escolhida para cobrir.

caixa d'água embaixo do telhado


2- Construa os oitões ou empenas para dar a inclinação correta do telhado e evitar que a água se acumule em cima das telhas. 
Se a casa for de madeira você pode fazer isso com o uso de oitões conforme a imagem abaixo, para facilitar a pregação do fechamento com as tábuas.


oitão casa de madeira

Se a casa for de alvenaria e tenha laje, faça as empenas de forma que fiquem da altura correta que chegue até o telhado.



empena ou oitão do telhado


3- Após feita as empenas ou oitões, chegou a hora de fazer o madeiramento do telhado, com a instalação das terças, ripas e caibros, que é onde serão apoiadas as telhas. 
Observação: se a escolha da telhas for a de fibrocimento, popularmente conhecida como Brasilit, não precisará colocar as ripas.

terça, ripa e caibro do telhado

4- Feito isso, falta só fazer a instalação das telhas no local conforme recomendação do fabricante. Caso você não saiba como realizar esse processo corretamente, recomendo que contrate um profissional para evitar problemas.

casa pequena madeira simples

Espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas. Se gostou da matéria e absorveu algum conhecimento, por favor, curta, compartilhe e deixe um comentário positivo logo abaixo.


2 comentários :

Proxima Página inicial