Massa Corrida: pode molhar, quantidade por m² e muito mais!


massa corrida o que é função caracteristicas

Na matéria de hoje esclarecerei as maiores dúvidas sobre massa corrida que circulam na internet e que diversas pessoas tem antes de fazer sua aplicação nas paredes antes da pintura.

O que é Massa Corrida?

É um material utilizado em construções e reformas para nivelar paredes, cobrir imperfeições e deixar uma superfície mais lisa. 

É um composto à base de resina e carga mineral. A resina mais comum utilizada na fabricação da massa corrida é a resina vinílica, que é uma mistura de monômeros de acetato de vinila com ácido acrílico. 

Já a carga mineral pode ser composta por diversos materiais, como caulim, carbonato de cálcio, talco, gesso e quartzo. Além disso, a massa corrida também pode conter aditivos como fungicidas e conservantes para aumentar a sua durabilidade e resistência. A combinação desses ingredientes resulta em um produto de consistência cremosa


Qual a função da massa corrida?

A principal função da massa corrida é corrigir e nivelar imperfeições em superfícies de paredes e tetos, antes da aplicação de tintas ou revestimentos. Quando uma parede é construída, é comum que ela apresente algumas irregularidades, como pequenas fissuras, ondulações ou rebarbas. 

A aplicação ajuda a disfarçar essas imperfeições, deixando a parede mais uniforme e lisa, o que garante um acabamento de qualidade superior após a aplicação da tinta ou do revestimento e também ajuda a proteger a parede contra a umidade e outros agentes externos, aumentando a sua durabilidade e resistência.


O que vem antes da massa corrida?

passando massa corrida

Antes de aplicar a massa corrida, é preciso preparar a parede. Primeiro, deve-se lixar e retirar qualquer resíduo da superfície, para garantir que a massa adira corretamente. 

Depois, é preciso aplicar uma camada de fundo preparador de parede ou selador acrílico, que ajuda a nivelar a absorção da superfície e a garantir uma melhor aderência da massa.


Quantos metros faz com 25 kg de massa corrida?

A quantidade de metros que pode ser coberta com 25 kg de massa corrida depende da espessura da camada aplicada e da condição da superfície a ser revestida. Em geral, considera-se que um saco de 25 kg de massa corrida é capaz de cobrir uma área de cerca de 40 a 50 metros quadrados com uma camada de espessura média, o que equivale a uma aplicação de aproximadamente 0,5 mm a 1 mm de espessura.

No entanto, é importante ressaltar que essa é apenas uma estimativa e que a quantidade real pode variar de acordo com as condições da superfície e com a técnica de aplicação utilizada. Por isso, é recomendável verificar as instruções do fabricante e realizar um cálculo mais preciso com base na área a ser coberta e nas características da massa corrida utilizada.


Massa corrida pode molhar ou pegar chuva?

A massa corrida não é resistente à umidade e não é recomendável que ela fique exposta à água ou à chuva. Se a massa corrida ficar molhada ou for exposta à umidade, ela pode perder a sua aderência e acabar se soltando da superfície, comprometendo o acabamento e a durabilidade da pintura. 

Por isso, é importante proteger a parede revestida da umidade e da chuva, especialmente durante o período de secagem, que geralmente leva de 24 a 48 horas, dependendo das condições climáticas e da espessura da camada aplicada. 

Além disso, é recomendável utilizar uma tinta resistente à umidade e adequada para áreas externas, caso a parede revestida com massa corrida esteja exposta à chuva ou à umidade.

Veja também: como consertar rachadura no reboco.


Qual a quantidade de massa corrida por metro quadrado?

preparo massa corrida balde

A quantidade de massa corrida necessária por metro quadrado varia de acordo com o estado da superfície a ser revestida e a espessura da camada a ser aplicada. 

Em geral, considera-se que para uma superfície com poucas imperfeições, uma camada de 1 mm a 2 milímetros de espessura é suficiente para corrigir as irregularidades e obter um acabamento liso e uniforme. Nesse caso, pode ser necessário em média 1,5 kg de massa corrida por metro quadrado.

No entanto, se a superfície apresentar muitas imperfeições ou irregularidades, a quantidade de necessária pode ser maior. Da mesma forma, se for necessário aplicar mais de uma camada de massa para corrigir as imperfeições, a quantidade também será maior. 


Pode passar massa corrida na madeira?

Não é indicado passar massa corrida diretamente na madeira, pois ela pode rachar e se soltar com o tempo. É preciso preparar a superfície com uma camada de fundo preparador de madeira ou selador, e depois aplicar uma massa específica para madeira.


Pode passar massa corrida em cima da tinta da parede?

Não é recomendado passar massa corrida em cima de tinta, pois ela pode não aderir corretamente e se soltar com o tempo. É importante que a superfície esteja limpa e sem resíduos, para garantir uma boa aderência da massa.


Diferença de massa corrida e massa acrílica

Massa corrida e massa acrílica são dois tipos de produtos utilizados para preparar e nivelar superfícies antes da aplicação de tinta ou papel de parede, mas eles possuem diferenças significativas.

A massa corrida é um produto à base de gesso, que é usado para nivelar e corrigir pequenas imperfeições em superfícies internas de alvenaria, como paredes e tetos.

Ela é aplicada em camadas finas, com uma espátula, e pode ser lixada para obter um acabamento mais suave. A massa corrida é porosa e absorve a tinta facilmente, o que ajuda a garantir uma boa aderência e durabilidade da pintura.

Já a massa acrílica é feita com resinas acrílicas, cargas minerais e aditivos especiais, e é utilizada para corrigir imperfeições em superfícies internas e externas, como paredes, tetos, fachadas e rebocos. 

Ela é mais resistente do que a massa corrida, tem boa aderência em diferentes tipos de superfícies e pode ser utilizada em camadas mais espessas. A massa acrílica é impermeável, o que ajuda a proteger a superfície contra a umidade e outros elementos.


Massa corrida é impermeável?

Ela não é completamente impermeável, mas sua composição ajuda a proteger a superfície da umidade. Ela é indicada para ambientes internos e secos, como salas, quartos e corredores.


Como diluir massa corrida?

Ela não deve ser diluída, pois ela já vem pronta para o uso. Adicionar água ou outros produtos pode comprometer sua consistência e qualidade.


Por que a massa corrida trinca?

A massa corrida pode trincar por vários motivos, como excesso de espessura na aplicação, falta de preparação adequada da superfície, movimentação da estrutura, umidade excessiva e variação de temperatura. É importante seguir as instruções do fabricante e preparar corretamente a superfície antes da aplicação para evitar o aparecimento de trincas.

Então é isso, pessoal! Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas recorrentes de muitas pessoas. Não esqueça de comentar e compartilhar a matéria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata