Para que serve a Brita no Concreto e o tamanho ideal?


função brita concreto tamanho ideal

A brita é um agregado muito comum utilizado na produção de concreto que é misturado com areia, cimento e água, mas muitas pessoas ainda se perguntam qual é a sua função e por que é tão importante para a resistência e durabilidade do concreto. 

Nesta matéria, vamos explicar o que é a pedra brita e qual é o seu papel na mistura de concreto para que você não fique mais com essa dúvida se deve adiciona-la ou não na construção.

O que é a brita?

A brita é um tipo de pedra que passa por um processo de trituração para se tornar um agregado de concreto. Ou seja, ela era uma rocha grande que foi levada até uma máquina trituradora e que transformou ela em pequenos pedaços.

Por isso, elas tem diversos tamanhos que também são chamados de granulometria, onde quanto maior for essa granulometria, maior ela é.

Existem vários tamanhos de brita, desde pequenas pedras (brita 0 ou pedrisco) até pedras maiores (a maior de todas é o rachão), que são classificadas de acordo com o tamanho dos seus grãos.

Para que serve a brita no concreto?

A primeira e mais importante função da brita no concreto é a de proporcionar a resistência mecânica do concreto, ou seja, quando ela é misturada ao cimento, à areia e à água, a brita forma a pasta que endurece e se transforma em concreto. 

Portanto, ela é responsável por dar a resistência e a rigidez necessárias para o concreto, além de ajudar a distribuir as tensões e as cargas que o concreto irá suportar.

Também vale ressaltar que a brita também é responsável por dar a durabilidade do concreto depois de assentado e seco, mas lembrando que para cada tipo de aplicação deve ser escolhido o tipo de brita certo, senão a durabilidade não será a mesma.


Qual é o tamanho ideal da brita no concreto?

O tamanho normal da brita utilizado no concreto pode variar de acordo com a sua finalidade e o tipo de projeto que será realizado, mas em geral, os tamanhos mais comuns são a brita 0, que tem grãos de até 9,5 milímetros, a brita 1, que tem grãos de até 19 milímetros, e a brita 2, que tem grãos de até 25 mm.

Mas, a escolha do tamanho ideal da brita dependerá de alguns fatores, como a finalidade dessa massa de concreto, as condições ambientais a que ele será exposto e a carga que deverá suportar. 

Por exemplo, para a produção de concreto estrutural, é comum utilizar a brita 1 ou 2, que oferecem maior resistência e rigidez ao concreto. Já para fazer um contrapiso, concretar uma viga, uma laje ou outro, pode ser usado outro tipo.

Mais areia ou mais brita no concreto?

Essa é uma dúvida recorrente de muitas pessoas que resolvem fazer uma pequena construção ou reforma por conta própria. Devo colocar mais brita ou mais areia na mistura de concreto?

Normalmente, deve-se adicionar mais brita do que areia na mistura de concreto e o traço mais comum utilizado é o de 1:2:3, onde vai uma parte de cimento, para duas partes de areia e três partes de brita.


Então, se você quiser um concreto mais resistente, deve adicionar uma maior quantidade de pedras para que ele tenha mais resistência, caso queira uma massa mais leve e porosa, adicione mais areia do que pedra.

Lembrando que essas proporções podem variar de acordo com as especificações do projeto e a finalidade do concreto e que a escolha da proporção correta de brita e areia no concreto é fundamental para garantir a resistência e a durabilidade do material. 

Comentários

  1. Muito bom o que fez. O seu conhecimento compartilhado trouxe para mim um esclarecimento enorme em relação a concreto...
    Q Deus abençoe sempre sua vida

    ResponderExcluir
  2. Existe concreto sem brita ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!