Brita 0 ou Pedrisco: para que serve e onde é usado


Brita 0 Pedrisco para que serve onde usado

O pedrisco ou Brita 0 é um material de construção comumente utilizado na construção civil, mas muitas pessoas podem não estar familiarizadas com ele. É composto por pequenos fragmentos de pedra e é um dos componentes essenciais na produção de concreto. 

Ele pode ser encontrado em uma variedade de tamanhos e é feito de diferentes tipos de pedra, dependendo da região em que é extraído. Nesta matéria, vamos explorar mais a fundo o que é o pedrisco ou brita 0, quais são suas características e para que ele é usado na construção civil.

O que é Pedrisco ou Brita 0?

O pedrisco, também conhecido como brita zero ou areia de pedra é um material de construção composto por pequenos fragmentos de pedra, geralmente com tamanhos variados com a granulometria em torno dos 4,8 e 9,5 milímetros e é normalmente utilizado na construção civil como um dos componentes na produção de concreto.

Elas são lavadas para remover a sujeira e a poeira resultante do processo de britagem ou trituração.

A sua origem pode variar, dependendo da região em que é extraído. Pode ser produzido a partir da trituração de diferentes tipos de pedra, como granito, calcário, basalto, entre outros. 

Veja também: diferença de granito e mármore.

As vantagens do pedrisco é que ele é um material durável e resistente, capaz de suportar altas cargas e pressões, poroso, permitindo a passagem de água, o que o torna útil na drenagem e na construção de pavimentos permeáveis. 

Outra vantagem é que ele é bastante resistente à abrasão e ao desgaste, ou seja, vai durar por muito tempo onde for aplicado, o que o torna uma opção popular em projetos que requerem um material de longa durabilidade.

O tamanho da brita 0 pode variar, dependendo da aplicação específica na construção, como 
pavimentação, construção de muros, aterros, entre outras aplicações. 

Para que serve o Pedrisco ou Brita 0?

Ele é amplamente utilizado na construção civil, principalmente como componente do concreto e do asfalto.

O uso do pedrisco no concreto é importante porque ele preenche os espaços vazios entre os grãos maiores de areia e a massa de cimento, formando uma mistura mais homogênea e compacta. 
Isso ajuda a melhorar a resistência e a durabilidade do concreto, além de reduzir sua porosidade e aumentar sua impermeabilidade. 

É usado também como material de base em estradas e pavimentos, onde sua resistência e durabilidade são fundamentais para que a estrada tenha uma longa vida e não esburaque com facilidade.

No asfalto, o pedrisco é usado como agregado para formar uma camada resistente e durável na superfície da estrada. Ele é misturado com outros materiais, como o asfalto e a areia, para formar uma mistura que é aplicada sobre uma base de pavimentação, ajudando a melhorar a aderência e a estabilidade do asfalto, além de aumentar sua resistência à tração e à compressão.

Veja também: conheça os tipos de britas que existem.

Além disso, o pedrisco é usado em projetos de paisagismo, como na decoração de jardins e canteiros, para criar caminhos, delimitar áreas e é utilizado como material de filtragem em sistemas de drenagem, onde ajuda a impedir que partículas maiores entrem em sistemas de esgoto ou em rios e lagos.

Qual o preço para comprar Pedrisco?

O preço médio desse tipo de material no Brasil pode variar dependendo de diferentes fatores, como localização geográfica, oferta e demanda, transporte e custos de produção.

No geral, o preço médio do Pedrisco ou Brita 0 pode variar de R$ 60,00 a R$ 150,00 por metro cúbico, dependendo dos fatores mencionados anteriormente.

Esse valor pode ser mais alto ou mais baixo em diferentes regiões do país e pode ser afetado por fatores como distância de transporte, tipo de pedra e a qualidade do produto.

É importante notar que os preços podem ser diferentes em diferentes fornecedores, portanto, é sempre recomendável comparar preços e buscar referências antes de fazer a compra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata