Por que o chuveiro pinga mesmo desligado?
Vou te mostrar quais são os 3 principais motivos do porque os chuveiros continuam pingando mesmo depois de desligados. Sabe aquele pinga-pinga ou gotejamento sem parar que incomoda tanto?
Existem algumas razões comuns pelas quais um chuveiro pode continuar pingando mesmo quando está desligado. Aqui estão algumas das possíveis causas:
1 - Anel de vedação do registro
Um dos motivos mais comuns é um mau funcionamento da válvula de fechamento do chuveiro. Essa válvula é responsável por regular o fluxo de água e interrompê-lo quando o chuveiro é desligado. Ou seja, é o registro usado para abrir e fechar a água do chuveiro.
Se a vedação do registro estiver desgastada, danificada ou suja, ela pode não fechar completamente, permitindo que pequenas quantidades de água escapem e causem o gotejamento constante e que incomoda tanto.
Com o tempo e o uso constante, a vedação, que é uma espécie de anel de borracha ou silicone que ajuda a criar um selo hermético quando a válvula está fechada, pode se desgastar, rachar, ressecar ou danificar e a água poderá escapar mesmo quando o chuveiro estiver desligado.
Isso pode acontecer também se a pessoa tem costume de apertar demais o registro do chuveiro quando vai desliga-lo. Recomenda-se que feche o registro com uma leve pressão, para que evite esse problema.
Solução: abra o registro e troque o anel de borracha de vedação, comprando um novo e colocando no lugar.
2 - Desgaste do reparo do registro
Esse é outro problema bastante comum que pode causar o pinga-pinga no chuveiro, pois com o passar do tempo e o uso constante do banheiro para tomar banho, as peças de metal ou plástico também se desgastam com o passar do tempo e precisam ser trocadas.
No entanto, o desgaste do reparo pode acontecer precocemente se o usuário do banheiro tiver o costume de apertar demais o registro após o uso, para fechar o fluxo de água. Dessa forma, as peças do reparo vão desgastando e após algum tempo podem espanar.
Quando o reparo espana, a pessoa tenta fechar o registro do chuveiro, mas ele fica escapando, girando sem parar como se não tivesse mais rosca no seu interior, não conseguindo interromper o fluxo de água corretamente e o chuveiro pinga sem parar.
Solução: você precisará desmontar a válvula de fechamento na parede, remover o reparo de metal e trocar por um novo que você compra em lojas de materiais de construção.
3 - Acúmulo resíduos no registro
Sabe aquela crosta de sujeira dura e verde que se acumula ao redor do metal que muitos chamam de Zinabre? Então, dentro do registro também acumula algo parecido, que pode ser da cor branca ou verde.
O motivo disso é que com o tempo, a água que passa pelo chuveiro pode conter minerais e partículas dissolvidas, como o calcário, e que junto da umidade e gás carbônico se depositam na superfície da peça. Esse acúmulo de resíduos pode afetar a vedação correta do registro ou reparo e causar o gotejamento.
O motivo disso é que com o tempo, a água que passa pelo chuveiro pode conter minerais e partículas dissolvidas, como o calcário, e que junto da umidade e gás carbônico se depositam na superfície da peça. Esse acúmulo de resíduos pode afetar a vedação correta do registro ou reparo e causar o gotejamento.
Solução: Desmonte o registro na parede, remova as peças metálicas que estão impregnadas com sujeira e lave utilizando uma escova. Você também pode aplicar uma solução de bicarbonato de sódio e água.
Para remover o Zinabre, dissolva 1 colher de bicarbonato de sódio em metade de um copo d'água. Depois aplique nas peças impregnadas com zinabre, deixando agir por alguns minutos. Após os minutos passarem, remova tudo e instale a peça no local novamente.
Veja também:
Então esses foram os 3 principais motivos que causam o pinga-pinga ou gotejamento sem parar do chuveiro, mesmo com ele desligado. Espero que você tenha aprendido como resolver esse problema.
Comentários
Postar um comentário