Por que o chuveiro pinga mesmo desligado?


porque chuveiro pinga desligado

Vou te mostrar quais são os 3 principais motivos do porque os chuveiros continuam pingando mesmo depois de desligados. Sabe aquele pinga-pinga ou gotejamento sem parar que incomoda tanto?

Você já deve ter experimentado a frustração de ouvir um gotejamento persistente vindo do seu chuveiro, mesmo após desligá-lo completamente. Esse problema pode ser bastante irritante e, além de desperdiçar água, pode também levar a um aumento na conta de água no final do mês. Vamos entender por que isso acontece.

Existem algumas razões comuns pelas quais um chuveiro pode continuar pingando mesmo quando está desligado. Aqui estão algumas das possíveis causas:

1 - Anel de vedação do registro

Anel de vedação do registro

Um dos motivos mais comuns é um mau funcionamento da válvula de fechamento do chuveiro. Essa válvula é responsável por regular o fluxo de água e interrompê-lo quando o chuveiro é desligado. Ou seja, é o registro usado para abrir e fechar a água do chuveiro.

Se a vedação do registro estiver desgastada, danificada ou suja, ela pode não fechar completamente, permitindo que pequenas quantidades de água escapem e causem o gotejamento constante e que incomoda tanto.

Com o tempo e o uso constante, a vedação, que é uma espécie de anel de borracha ou silicone que ajuda a criar um selo hermético quando a válvula está fechada, pode se desgastar, rachar, ressecar ou danificar e a água poderá escapar mesmo quando o chuveiro estiver desligado.

Isso pode acontecer também se a pessoa tem costume de apertar demais o registro do chuveiro quando vai desliga-lo. Recomenda-se que feche o registro com uma leve pressão, para que evite esse problema.

Solução: abra o registro e troque o anel de borracha de vedação, comprando um novo e colocando no lugar.

2 - Desgaste do reparo do registro

Desgaste do reparo do registro

Esse é outro problema bastante comum que pode causar o pinga-pinga no chuveiro, pois com o passar do tempo e o uso constante do banheiro para tomar banho, as peças de metal ou plástico também se desgastam com o passar do tempo e precisam ser trocadas.

No entanto, o desgaste do reparo pode acontecer precocemente se o usuário do banheiro tiver o costume de apertar demais o registro após o uso, para fechar o fluxo de água. Dessa forma, as peças do reparo vão desgastando e após algum tempo podem espanar. 

Quando o reparo espana, a pessoa tenta fechar o registro do chuveiro, mas ele fica escapando, girando sem parar como se não tivesse mais rosca no seu interior, não conseguindo interromper o fluxo de água corretamente e o chuveiro pinga sem parar.

Solução: você precisará desmontar a válvula de fechamento na parede, remover o reparo de metal e trocar por um novo que você compra em lojas de materiais de construção.

3 - Acúmulo resíduos no registro

zinabre registro

Um chuveiro que continua pingando mesmo após ser desligado pode estar sofrendo com o acúmulo de resíduos no registro ou reparo, como calcário, sujeira e outros sedimentos que podem interferir na vedação adequada da peça, resultando em vazamentos.

Sabe aquela crosta de sujeira dura e verde que se acumula ao redor do metal que muitos chamam de Zinabre? Então, dentro do registro também acumula algo parecido, que pode ser da cor branca ou verde.

O motivo disso é que com o tempo, a água que passa pelo chuveiro pode conter minerais e partículas dissolvidas, como o calcário, e que junto da umidade e gás carbônico se depositam na superfície da peça. 
Esse acúmulo de resíduos pode afetar a vedação correta do registro ou reparo e causar o gotejamento.

Solução: Desmonte o registro na parede, remova as peças metálicas que estão impregnadas com sujeira e lave utilizando uma escova. Você também pode aplicar uma solução de bicarbonato de sódio e água. 

Para remover o Zinabre, dissolva 1 colher de bicarbonato de sódio em metade de um copo d'água. Depois aplique nas peças impregnadas com zinabre, deixando agir por alguns minutos. Após os minutos passarem, remova tudo e instale a peça no local novamente.

Veja também: 
Então esses foram os 3 principais motivos que causam o pinga-pinga ou gotejamento sem parar do chuveiro, mesmo com ele desligado. Espero que você tenha aprendido como resolver esse problema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata