Inicio » , , , » Piso Estufado Levantando e Soltando - Saiba porque acontece e como resolver!

Piso Estufado Levantando e Soltando - Saiba porque acontece e como resolver!

O piso da sua casa está levantando sozinho e você não sabe o porque está acontecendo isso?
Isso acontece porque o piso foi mal colocado. 

Veja abaixo alguns dos erros cometidos no assentamento que podem acarretar nesse problema que gera uma grande dor de cabeça para os moradores.

São duas causas:


DILATAÇÃO DO PISO
As peças de cerâmica ou azulejos se expandem no calor e, quando a temperatura fica mais amena, tendem a se contrair. Para que não estourem, é preciso que o rejunte seja muito bem colocado e o tamanho das juntas respeitadas.



UMIDADE
Com o tempo, o rejunte vai secando e começa a se esfarelar, perdendo a sua propriedade de fixação. Então a cerâmica se desprende e estufa, estourando uma a uma. Ou seja, em qualquer uma das situações, o rejunte exerce papel muito importante.

Assista abaixo o vídeo de uma casa com esse problema de pisos estufando e se soltando.




Como evitar esse problema?
  • Utilize a argamassa certa e espalhe bem ela na hora do assentamento do piso;
  • Respeite a espessura correta das juntas de dilatação (local onde é colocado o rejunte);
  • Resolva o problema de umidade excessiva.
Se o seu piso levantou mas não quebraram as peças, você pode retirá-los e recolocá-los. 
Veja como fazer isso acompanhando o vídeo abaixo.

5 comentários :

  1. Desculpem-me a franqueza, mas bem meia colher esse artigo...

    "UMIDADE
    Com o tempo, o rejunte vai secando e começa a se esfarelar, perdendo a sua propriedade de fixação. Então a cerâmica se desprende e estufa, estourando uma a uma."

    Por causa do rejunte?
    Note que estamos falando de cerâmica! Cerâmica é naturalmente um material poroso e, portanto, de alta absorção de água quando comparada ao porcelanato, por exemplo. Não será o rejunte (e nem todos são impermeabilizantes) que evitará que a cerâmica ganhe umidade. A cerâmica se solta por mal fixação e umidade mas variação de temperatura e etc, concordo plenamente. Mas seu parecer diz ser devido ao rejunte. Se não diz, é o que ficou bem explícito. Na verdade até entendi que o rejunte fixa a cerâmica.
    Várias outras considerações, mas deixemos assim, a critica realmente é para ser construtiva, não corretiva ou ofensiva, deixemos então assim.

    Por fim, uma dica de amigo (chateado) por ter aberto esperando um artigo mais relevante:
    Publicações apenas para dar movimento ao seu site não lhe trarão bons resultados. Se estiver sem tempo ou não quiser se puxar, nem publique, compartilhe de outros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes, sou engenheiro civil e NO MEU CASO, o problema foi "a perca de propriedades do rejunte". Eu mesmo construí minha casa a mais de 30 anos e só agora aconteceu isso, o que de fato exclui erros de execução e alimenta a teoria do nosso amigo acima.

      Gostaria de acrescer a isso, moro na Região Nordeste, sol ano todo e este inverno estamos com algo atípico, baixas temperaturas (nunca vistas nos ultimos 20 anos e fortes ventos)

      Excluir
  2. Estou com esse problema em alguns pisos da minha casa. Muito útil e esclarecedor esse vídeo.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Estou com esse problema em casa,o meu piso soltou todo,agora estou assentando outro em cima da argamassa antiga.Será que pode,tem algun problema. ?

    ResponderExcluir
  4. Comprei minha casa nova há dois anos e estou com esse problema, em alguns pisos da sala, banheiro e quarto.. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!