Aprenda como fazer uma LAJE corretamente, passo-a-passo


construção laje

A laje é o elemento estrutural de uma edificação responsável por transmitir as ações que nela chegam para as vigas (ou diretamente para os pilares no caso de lajes fungiformes) que a sustentam, e destas para os pilares.

Como construir a laje, passo-a-pass0

Normalmente configura-se por uma lâmina horizontal, e seu material mais comum é o concreto armado.

Escoramento da laje

Esta é a primeira providência e uma das etapas mais importantes na execução de sua laje pré-fabricada. O escoramento deve ser feito antes da colocação das vigotas, apoiado em base firme e sob escoras utilize pedaços de tábua para uma melhor distribuição de cargas no solo.

Todos os vãos acima de 1,30 m devem ser escorados com linhas de escora colocadas no sentido inverso ao apoio das vigas.

Utilize tábuas de 30 cm em pé apoiadas em pontaletes com dimensão de 3" x 3". Os pontaletes devem ser distanciados e contra-ventados a 1,5 m cada. 


Leia: passo-a-passo do escoramento da laje.

Aplicação de Contra-flecha

A contra-flecha é uma curvatura inicialmente prevista nas fôrmas que antecede a aplicação do concreto, de forma que após a cura, a viga ou a laje fique reta e nivelada.

A principal função da contra-flecha é compensar a tendência natural que o concreto tem de se curvar levemente para baixo, quando submetido ao peso das cargas que irá suportar. Isso ocorre porque, mesmo depois de curado, o concreto continua a sofrer ação das forças de tração e compressão que atuam sobre ele.

Dessa forma, a contra-flecha permite que a laje ou a viga fique nivelada e sem deformações excessivas, mesmo após a aplicação das cargas que irá suportar. Além disso, ela aumenta a resistência e a durabilidade da estrutura, prevenindo o surgimento de trincas e fissuras no concreto.

Ela deve ser calculada de acordo com as especificações do projeto, levando em consideração as cargas que serão aplicadas sobre a estrutura, a largura e a espessura da viga ou da laje, e outros fatores relevantes.


Aplicação Contra-flecha

Montagem de Laje 

Distribua as vigas ou vigotas de cada vão de acordo com o sentido e tamanho indicado na planta de montagem, é necessário que estas vigas apoiem no mínimo 5 centímetros sobre o respaldo das paredes.

Inicie a montagem com a viga junto a uma das extremidades e prossiga a distribuição colocando entre elas uma lajota em cada extremidade, não deixe folgas e mantenha a distribuição sempre no esquadro.

Coloque o restante das lajotas e marque os pontos de luz com a colocação da lajota furada ou da caixa de luz. Cuidado, nunca caminhe diretamente sobre as lajotas, utilize tábuas para transitar sobre a laje até a concretagem.

As lajotas são instaladas sobre as vigotas e encaixadas uma a uma, formando a superfície da laje. As lajotas são produzidas em diferentes tamanhos e formatos, dependendo do projeto e das necessidades da construção. 

Para a instalação das lajotas, é importante verificar o encaixe correto, garantindo que todas as peças estejam niveladas e alinhadas. O espaçamento entre as lajotas deve ser respeitado de acordo com o projeto, permitindo a instalação das chamadas "cabeças de enchimento" (que serão preenchidas com concreto posteriormente).

Montagem Laje

Nervura de travamento 

Para garantir maior estabilidade na sua laje e reduzir o efeito das deformações é necessário a execução de nervuras transversais sempre que haja cargas concentradas a distribuir (paredes) ou quando o vão for superior a 4.00 m, exigindo-se duas nervuras se o vão ultrapassar a 6.00 m.

A nervura de travamento éutilizada em lajes para aumentar sua capacidade de carga e resistência. A principal função da nervura é distribuir o peso da carga da laje para as vigas de apoio de forma mais uniforme, reduzindo assim a sobrecarga em pontos específicos.

Além disso, também contribui para a estabilidade da laje, evitando deformações e fissuras no concreto. Ela age como uma espécie de vigota, proporcionando maior rigidez à laje e impedindo que ela se deforme excessivamente sob a ação das cargas.

Como ela aumenta a resistência da laje, é possível reduzir a espessura da laje e, consequentemente, utilizar menos concreto e armadura, o que torna a construção mais econômica.


Nervura travamento

Armadura de Distribuição e Ferragem Negativa

A armadura de distribuição deve ser utilizada em todas as lajes, a ferragem deve ser distribuída no sentido transversal às vigotas com ferros na bitola 5.0 (3/16") espaçadas no máximo a cada 30 cm. Esta armadura é importante, pois evita o fissuramento do concreto de cabeamento.

A ferragem negativa é utilizada para garantir a situação de apoio das vigas tanto nas laterais como nos apoios intermediários formando a continuidade nos encontros de vigas. Deve ser distribuída no mesmo sentido das vigas.

Armadura Distribuição Ferragem Negativa

Concretagem da laje

Molhar muito bem as lajotas e vigas antes do lançamento do concreto para evitar que as peças absorvam a água do concreto. Utilize o traço recomendado na tabela 3, ou com o fck indicado no projeto de execução e montagem das lajes.

Espalhe bem o concreto preenchendo todos os espaços vazios principalmente nos encontros entre as vigas e lajotas garantindo a solidez do conjunto. Molhe bem a laje durante 5 dias após o capeamento efetuando assim a cura do concreto.


ATENÇÃO: Retire o escoramento somente 21 dias após a concretagem.


Não esqueça!!

Caixas de luz

As caixas que receberão depois os suportes para fixação de lâmpadas devem ser preferencialmente as redondas e de plástico, pois inibem a ocorrência de curtos circuitos muito comuns em caixas metálicas. Outra coisa que deve se observar na instalação das mesmas é a distribuição. 

Deve atentar para que fiquem sempre centralizadas dentro da área da laje que irá formar determinado cômodo da obra. Pois uma caixa destas fora do centro causará uma péssima impressão depois do acabamento.

Reboco da laje

A parte de reboco da laje, com várias dicas e uma boa explicação por quem realmente entende, você encontra aqui: passo-a-passo de como rebocar a laje.


Entrada e saída

Dê atenção especial aos pontos onde irão entrar e sair a energia para distribuição entre os pontos existentes na casa. Prefira sempre colocar o ponto de entrada o mais próximo da entrada da casa, se possível o mais próximo do padrão, para evitar gastos desnecessários com fiação. 

Não se esqueça de deixar pelo menos uma ponta da mangueira condutes descendo em cada cômodo para a parede do mesmo este deve ainda ser preferencialmente posicionada na parede onde irá receber o interruptor para a lâmpada “iluminação” do cômodo. 

Esgoto

Caso a construção venha a ter mais um andar acima, principalmente onde haverá banheiros ou cozinha, deve-se preparar a laje com rebaixo para a colocação de caixa de captação da água, como no caso dos ralinhos de chuveiro, não se esquecendo de também se fazer um rebaixo de no mínimo 12 cm para comportar a tubulação do vaso sanitário.


Dicas:
No momento do enchimento da laje, preocupe-se para que não haja amassamento dos conduítes, pois isto poderá até inutilizar o mesmo com o impedimento da passagem dos fios. Para isso recomendo que leia nossa matéria sobre como passar os conduites na laje.

Nas caixa de luz cuide para que todas sejam preenchidas com papel ou outro material para evitar a entrada de concreto nas mangueira. E certifique-se de que estão presas ao taipá e às ferragem para evitar deslocamentos.

Comentários

  1. Muito bom, faltou um vídeo para vermos melhor o projeto

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, faltou um vídeo para vermos melhor o projeto

    ResponderExcluir
  3. para uma lajem não ter vazamento eu faço com um caimento de 2% , lajem q não empossa não vasa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Não sou da área, mas sempre pensei nesse detalhe. Pretendo construir uma casa por etapas. Obrigado pelas dicas. Fiquei mais motivado. (11.11.2021)

      Excluir
  4. Perfeito muito bom ,Obrigado pelas valiosas informaçoes MEIA COLHER.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber quantas treliças preciso para montar uma laje de 5 por 3 metros quadrado?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber quantas treliças preciso para montar uma laje de 5 por 3 metros quadrado?

    ResponderExcluir
  7. Como saber quantas lajotas vai numa laje de 2.55 por 3.50

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, a laje precisa destes cuidados.

    ResponderExcluir
  9. Muito bem explicado todos os detalhes importantes foram citados como: Contra flecha, espaçamento do escoramento das vigas, armaduras e os cuidados na distribuição de canduites para não amassar na hora da concretagem etc.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!