Aprenda como ler Plantas ou Projetos de Construção


simbolos de planta baixa

Saiba como fazer a leitura das plantas de construções, pois muitas pessoas ao se depararem com um projeto desse, cheio de símbolos, traços e números, fica completamente perdido sem saber por onde começar.

A planta baixa é um desenho técnico esquemático feito a partir do corte horizontal a 1,5 metros a partir da base do edifício. Nela é possível visualizar o ambiente como se estivesse olhando de cima, sem o telhado


É o desenho de uma construção contendo todas as informações da edificação. Todos os ambientes são retratados, fielmente, através de suas medidas de largura e comprimento, bem como as especificações das portas e janelas com altura, largura e peitoril. Todo este detalhamento é feito em escala.

Com esse desenho em mãos, o cliente, o pedreiro, o engenheiro e o arquiteto podem analisar onde será construído cada cômodo, como ele será feito, quais serão as suas medidas ou tamanhos.

Portanto, saber ler as plantas de construções e entender todos os símbolos de forma correta, é extremamente importante para que a obra seja feita como foi projetada e que a estrutura não seja feita errado.

O difícil é saber o que isso significa e para que serve cada item do projeto.
Então, acompanhe o vídeo abaixo e aprenda como ler plantas de construção civil como uma boa explicação de que entende.

Veja também: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!