Cimento Queimado: como é feito, Vantagens e desvantagens do piso!


cimento queimado

Saiba quais são as benefícios e os malefícios de ter um piso de cimento queimado ao invés dos pisos de cerâmica ou porcelanato.

O cimento queimado é amplamente usado em obras residenciais, pela sua versatilidade e ótimo custo-benefício. O acabamento em cimento pode ser aplicado tanto sobre bases recém-executadas quanto sobre contrapisos já existentes.


Esse tipo de piso proporciona um acabamento rústico graças ao processo de “queima”, que começa no preparo da argamassa (cimento, água e areia) feito no próprio local, passando pelo espalhamento sobre o contrapiso ainda úmido e termina com o pó de cimento (jogado em cima) alisado por uma desempenadeira ou colher de pedreiro. 

O que é cimento queimado?

O cimento queimado é um tipo de revestimento que é aplicado diretamente sobre o contrapiso ou sobre outros tipos de superfície, como cerâmica, porcelanato ou mármore. 

Ele é composto basicamente por cimento, areia e água, além de aditivos que conferem maior resistência e durabilidade ao material. 

O nome "queimado" vem do processo de queima que é realizado durante a aplicação do revestimento que consiste na aplicação de uma camada fina de cimento puro sobre a camada de argamassa ainda fresca, seguida de uma queima com uma desempenadeira de madeira.

Como é feito o cimento queimado?

É feito a partir de uma mistura de cimento, areia e água, na proporção de aproximadamente 3 partes de areia para 1 parte de cimento e é adicionada água aos poucos, até que a massa fique com uma consistência homogênea e firme.

Depois de preparada a massa, ela é aplicada diretamente sobre o local escolhido para a aplicação, sem espalhado com o uso de uma desempenadeira de aço ou espátula. 

Após a aplicação, o cimento queimado deve ser desempenado e nivelado, de forma a obter um acabamento uniforme e liso e é deixado para secar por um período de 24 a 48 horas, dependendo das condições climáticas.

Depois de seco, é feita a queima do cimento, que consiste em aplicar uma solução de água e ácido muriático sobre a superfície, com o objetivo de remover a fina camada superficial do cimento e deixar expostos os grãos de areia. 

E é essa etapa importante que dá o design tão característico para esse tipo de processo.

Quais são as vantagens do cimento queimado?

  • Durabilidade:  é um material resistente e durável, que pode durar por muitos anos sem necessidade de manutenção.
  • Versatilidade: pode ser aplicado em diversos tipos de superfície, tanto internas quanto externas, e em diferentes ambientes, como salas, quartos, banheiros, cozinhas e áreas de lazer.
  • Facilidade de limpeza: é um material fácil de limpar, bastando usar um pano úmido ou uma vassoura macia para remover a sujeira.
  • Estética: apresenta um acabamento rústico e elegante, que pode ser combinado com diferentes estilos de decoração.

Quais são as desvantagens do cimento queimado?

  • Porosidade: é um material poroso, o que pode favorecer o acúmulo de sujeira e manchas se não for bem impermeabilizado.
  • Sensibilidade a riscos: pode ser sensível a riscos, principalmente se for aplicado em locais com alto tráfego de pessoas ou com objetos pesados sendo arrastados.
  • Cuidados na aplicação: o processo de aplicação do cimento queimado requer habilidade e cuidado para que o resultado final fique uniforme e esteticamente agradável.
  • Preço: pode ter um custo mais elevado do que outros tipos de revestimento, principalmente se for necessário contratar um profissional especializado para a aplicação.
Leia também: 
Agora, se você tem dúvida se deve ou não fazer esse processo no piso da sua casa, veja o vídeo abaixo e entenda as vantagens e desvantagens do cimento queimado, além de aprender como fazer uma boa manutenção.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)