Inicio » , , » Misture AÇÚCAR no concreto e dê adeus às FISSURAS - Entenda!

Misture AÇÚCAR no concreto e dê adeus às FISSURAS - Entenda!

mistura de açúcar no concreto

Você já ouviu falar em misturar açúcar no concreto? Provavelmente muita gente nunca tinha ouvido falar sobre isso e chegou aqui surpreso com a notícia. No entanto, isso é possível sim.

Em algumas regiões do Brasil, existem indícios da utilização do açúcar como retardador de pega do cimento, para que o pedreiro “ganhe tempo” durante a execução e utilização da massa, principalmente em lajes. 


Hoje, sabe-se que muitos tipos de açúcar (sacarose e glicose, por exemplo) e contaminantes da água de amassamento podem retardar o tempo de pega, pois possuem na sua composição química os lignosulfonatos.

A contaminação dos agregados por determinados tipos de açúcares pode retardar bruscamente o início de pega do cimento quando comparado a uma amostra de referência sem adição. Os resultados indicam que o açúcar altera o tempo de pega do cimento.


Agora que você já sabe isso, assista o vídeo abaixo com a demonstração e da utilização do açúcar na obra.



4 comentários :

  1. Que quer dizer com "tempo de pega" ?
    É o tempo que o cimento vai "pegar" na superfície cimentada
    ou é sobre outro evento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tempo de pega é o momento em que o concreto começa a se solidificar, ou seja, a partir desse momento, devem ser evitados quaisquer tipos de movimento no concreto para não gerar fissuras.

      Excluir
  2. Minha laje está com goteiras ,qual a quantidade de açúcar no cimento??

    ResponderExcluir

Anterior Proxima Página inicial