Misture Acúcar no concreto e dê adeus às Fissuras


mistura de açúcar no concreto

Você já ouviu falar em misturar açúcar no concreto? Provavelmente muita gente nunca tinha ouvido falar sobre isso e chegou aqui surpreso com a notícia. No entanto, isso é possível sim.

Açúcar no concreto serve para que?

O açúcar pode ser utilizado em pequenas quantidades para retardar a secagem do concreto, o que pode ser útil em climas quentes e secos, melhorando no processo de cura.

Isso acontece porque quando o concreto é misturado com água e cimento, ocorre um processo químico chamado de hidratação, que faz com que o cimento endureça e forme uma massa sólida e resistente.

No entanto, em climas quentes e secos, a água adicionada no concreto pode evaporar muito rapidamente depois da concretagem, impedindo que o processo de hidratação se complete adequadamente como deveria ser feito para ter uma massa de qualidade.

Portanto, se água evapora muito rápido, a cura do concreto é feita muito rápida e isso pode levar à formação de fissuras e rachaduras na superfície, comprometendo a sua resistência e durabilidade.

Por isso, colocar uma pequena quantidade de açúcar na mistura pode ajudar a retardar a evaporação da água presente no concreto, permitindo que a hidratação ocorra de forma mais completa e uniforme, evitando a formação de fissuras e rachaduras.

Qual a quantidade de açúcar no concreto?

A recomendação é adicionar no máximo 0,05% da quantidade de cimento utilizada na argamassa, o que significa que para cada 50 kg de cimento, pode ser adicionado até 25 g de açúcar. 

Vamos considerar um exemplo hipotético de uma concretagem para a construção de uma laje de 100 m², utilizando uma mistura de concreto com 300 kg de cimento. Para retardar a secagem e evitar rachaduras na superfície, pode ser adicionado açúcar à mistura de concreto.

De acordo com a recomendação de adicionar no máximo 0,05% da quantidade de cimento, podemos calcular a quantidade de açúcar a ser adicionada da seguinte maneira:

0,05% de 300 kg = 0,05/100 x 300 kg = 0,15 kg ou 150 gramas.

Isso significa que para essa mistura de concreto, pode ser adicionado até 150 gramas de açúcar para retardar a secagem, melhorar a cura e evitar rachaduras na superfície. 

Veja também: 
Agora que você já sabe isso, assista o vídeo abaixo com a demonstração e da utilização do açúcar na obra.

Comentários

  1. Que quer dizer com "tempo de pega" ?
    É o tempo que o cimento vai "pegar" na superfície cimentada
    ou é sobre outro evento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tempo de pega é o momento em que o concreto começa a se solidificar, ou seja, a partir desse momento, devem ser evitados quaisquer tipos de movimento no concreto para não gerar fissuras.

      Excluir
  2. Minha laje está com goteiras ,qual a quantidade de açúcar no cimento??

    ResponderExcluir
  3. Só coloca um litro de cola em 50kg de cimento?

    ResponderExcluir
  4. Quantos quilos de açúcar pra 1 metro de concreto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!