Inicio » » VIGA DE TRANSIÇÃO - Saiba o que é e como funciona!

VIGA DE TRANSIÇÃO - Saiba o que é e como funciona!


Hoje eu trago para vocês um vídeo com o conceito de vigas de transição. Saiba o que é, como ela funciona na construção e para que serve.

O que é viga de transição?

É uma viga que recebe um ou mais pilares e transmite estas cargas para outros pilares. Na prática, é uma viga cada vez mais usada e deve ser evitada, quando possível, tendo em vista que é geralmente muito alta, causando problemas para o cálculo da estrutura e para o projeto de arquitetura.

Função das vigas de transição:

As vigas de transição têm como função redistribuir os pontos de concentração de carga. São muito usadas em edifícios que possuem garagem no térreo ou subsolo, e necessitam de uma malha de pilares com eixos diferentes dos demais pavimentos.

Características da viga de transição:
  • São vigas extremamente carregadas em aço;
  • Seções grandes.
Agora que você já sabe alguma coisa sobre essa estrutura, assista o vídeo abaixo e entenda melhor como elas funcionam na construção, em um vídeo muito bem detalhado pelo engenheiro Felipe.



1 comentários :

  1. Para um triplex(garagem no 1º pavimento e 2º sala, cozinha e lavanderia e 3º dormitórios), a viga seria tão robusta? Posso ter um pilar nascendo na ponta de uma viga?

    ResponderExcluir

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!