VIGA DE TRANSIÇÃO - Saiba o que é e como funciona!

viga de transição

Hoje eu trago para vocês um vídeo com o conceito de vigas de transição. Saiba o que é, como ela funciona na construção e para que serve.

O que é viga de transição?


É uma viga que recebe um ou mais pilares e transmite estas cargas para outros pilares. Na prática, é uma viga cada vez mais usada e deve ser evitada, quando possível, tendo em vista que é geralmente muito alta, causando problemas para o cálculo da estrutura e para o projeto de arquitetura.

Função das vigas de transição:


As vigas de transição têm como função redistribuir os pontos de concentração de carga. São muito usadas em edifícios que possuem garagem no térreo ou subsolo, e necessitam de uma malha de pilares com eixos diferentes dos demais pavimentos.

Características da viga de transição:

  • São vigas extremamente carregadas em aço;
  • Seções grandes.
Agora que você já sabe alguma coisa sobre essa estrutura, assista o vídeo abaixo e entenda melhor como elas funcionam na construção, em um vídeo muito bem detalhado pelo engenheiro Felipe.

Comentários

  1. Para um triplex(garagem no 1º pavimento e 2º sala, cozinha e lavanderia e 3º dormitórios), a viga seria tão robusta? Posso ter um pilar nascendo na ponta de uma viga?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba quais as funções de um Alicate Universal!

40 PLANTAS BAIXAS - Projetos de casas em DWG - Baixar Grátis!

CIMENTO EMPEDRADO - Saiba o que fazer com o cimento endurecido!

Medidas dos Canos de PVC - Saiba a Bitola dos Tubos!

Plantas de casas e sobrados para TERRENOS 12 X 25 (300 m²)!