Como rebocar o Teto com Argamassa de cimento, passo a passo!


como rebocar laje

Você que está construindo a própria casa e/ou é um pedreiro que está iniciando agora no ramo da construção civil e quer aprender como rebocar a laje, veio ao lugar certo.

Aprenda em um passo-a-passo completo, como fazer o reboco da laje ou teto, com diversas dicas, truques e macetes para facilitar o seu trabalho na obra.

A laje é responsável pela divisão dos pavimentos de uma construção, como uma lâmina horizontal e o reboco é uma camada de argamassa que prepara a parede para receber o revestimento e a pintura.

Passo a passo do reboco do teto

Rebocar uma laje com argamassa de cimento é um processo que requer habilidade e atenção aos detalhes. Seguem os passos básicos para realizar essa tarefa:

Materiais necessários:
  • Argamassa (com proporções adequadas de cimento, areia e água);
  • Água limpa;
  • Desempenadeira de aço lisa;
  • Desempenadeira de madeira;
  • Nível de bolha;
  • Fita métrica;
  • Escada ou andaime;
  • Luvas de proteção.

Passo 1: Preparação da argamassa

Misture a argamassa de acordo com as proporções recomendadas pelo fabricante, adicionando água limpa aos poucos até obter uma mistura homogênea e com a consistência desejada.

Temos aqui no site também uma matéria onde mostra quais são essas proporções de materiais para o reboco do teto, confira aqui: traço do concreto.

Passo 2: Instalação do Andaime

Instale o andaime ou posicione a escada no local onde será realizado o trabalho, de forma que fique bem firme, numa altura confortável e que não tenha risco de queda. Não esqueça também de usar os equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas e óculos, pois pode cair sujeira no olho.

Passo3: Ripas

Coloque duas ripas, uma em cada lado do teto e passe por elas um arame da espessura do reboco, que normalmente é de 1,5 a 2 centímetros. Este fio atuará como seu nível e não deixará que fique desnivelada a argamassa aplicada.

Você pode colocar pedaços de madeira chumbados ou fixados ao longo do teto para controlarem o nível ao longo do reboco. Pode usar também pedaços de tijolo ou piso e na hora de reboco, não deixe que ele toque nessa linha.

Passo 4: Aplicação da argamassa

Com a desempenadeira de aço lisa, aplique uma camada de argamassa na laje. Comece pelas bordas e vá avançando em direção ao centro, espalhando a argamassa de forma uniforme e com uma espessura de aproximadamente 1 cm. Evite aplicar a argamassa em excesso, pois isso pode causar rachaduras e fissuras na superfície.

Passo 5: Acabamento

Depois de aplicar a camada inicial de argamassa, utilize a desempenadeira de madeira para fazer o acabamento, alisando a superfície e deixando-a uniforme. Utilize a fita métrica para garantir que a espessura da argamassa seja a mesma em toda a área da laje.

Caso tenha dificuldade em realizar essa etapa para deixar um bom acabamento bem lisinho, nós temos uma matéria que ensina como fazer: como desempenar o reboco.

Passo 6: Secagem

Deixe a argamassa secar completamente antes de prosseguir com o próximo passo. O tempo de secagem pode variar de acordo com a umidade e a temperatura ambiente, mas geralmente leva entre 24 e 48 horas.

Observação:
Certifique-se de usar luvas de proteção durante todo o processo, pois a argamassa de cimento pode ser prejudicial à pele. Além disso, sempre trabalhe com cuidado e atenção aos detalhes para garantir um resultado final de qualidade.

Agora que você já sabe de tudo isso, vamos ao que interessa!
Assista o vídeo abaixo e aprenda de uma vez por todas como realizar esse serviço de forma correta para que não gere problemas futuros.

Veja também: 

Comentários

  1. Parabéns vc fez um ótimo trabalho, sucesso em sua jornada junto com seu filho e toda equipe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!