Inicio » , , » Como calcular o VOLUME DO CONCRETO (M³) - Passo-a-passo!

Como calcular o VOLUME DO CONCRETO (M³) - Passo-a-passo!

calculo do volume de concreto

Aprenda como fazer o cálculo de volume do concreto (metros cúbicos) que você precisará na sua obra, com uma passo-a-passo bem explicado.

Você está construindo, e na hora de concretar uma estrutura, seja ela uma laje, algumas vigas ou algumas sapatas, não sabe a quantidade certa de concreto usinado que deve solicitar para realizar esse trabalho. Então, você veio ao lugar certo para esclarecer essa sua dúvida.

O que é concreto usinado?

É o concreto pronto para aplicação, com as misturas necessárias efetuadas dentro das especificações técnicas da engenharia.
Geralmente é utilizado em todos os componentes estruturais, desde a fundação passando pelos pilares, vigas até a laje.

Passo-a-passo do cálculo de volume do concreto

A forma de fazer esse cálculo é extremamente simples e funciona para saber a quantidade concreto para laje maciça, sapatas, blocos de coroamento, vigas e outros.

Cálculo de volume de concreto para laje

Vamos usar como exemplo uma laje que tem comprimento de 5 metros, largura também de 4 metros e uma altura de 12 centímetros.

calculo do volume de concreto para laje

Portanto nós temos:
C = 5 metros
L = 4 metros
A = 12 centímetros, que transformado para metros fica 0,12 metros. É necessário transformar tudo em metros antes de fazer o cálculo.

A fórmula para esse cálculo será: VOLUME = COMPRIMENTO X LARGURA X ALTURA.

Portanto, usando o nosso exemplo acima e a fórmula: 
Volume = 5 x 4 x 0,12
Resultado final: Volume = 2,4 M³, ou seja, você precisará de 2,4 metros cúbicos de concreto para realizar a concretagem dessa laje do exemplo.

Cálculo de volume de blocos de coroamento

O princípio para fazer esse cálculo é igual ao feito acima, no entanto, aqui nós usaremos como exemplo uma obra que tenha 12 blocos de coroamento para ser realizada a concretagem, com medidas de: 70 centímetros de comprimento, 70 centímetros de largura e 55 centímetros de altura.

calculo do volume de concreto para bloco de coroamento

Portanto nós temos:
C = 70 cm, que convertendo para metros, temos 0,70 m
L = 70 cm ou 0,70 m
A = 55 cm ou 0,55 m
Número de blocos = 12

Volume = 0,70 x 0,70 x 0,55
Obtemos um resultado dessa multiplicação de = 0,26 M³
Mas, nós temos 12 blocos, então multiplicamos esse valor por 12 e teremos um resultado de = 3,12 metros cúbicos de concreto que serão necessários para fazer a concretagem de 12 blocos de coroamento.

Atenção: em uma obra é bastante comum que tenha um pouco de perda durante o processo de concretagem de estrutura, acaba derramando um pouco, vazando um pouco do líquido e outros.
Portanto, ao realizar a compra, coloque uma margem de 5% a mais do volume calculado.

Espero que tenha ajudado a esclarecer as suas dúvidas e que ajude você a realizar a suas obras com muito mais segurança. Deixe seu like e comente o que achou da matéria.


0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial