Tudo sobre Concreto Usinado: como aplicar, Vantagens...


tudo sobre concreto usinado ou dosado em central

Entenda o que é Concreto Usinado ou Concreto Dosado em Central, porque ele tem se difundido tanto nas obras de construção civil, quais são suas vantagens e desvantagens e muito mais.

O concreto usinado é aquele concreto que é preparado em uma empresa concreteira e transportado até o seu local final dentro de caminhões betoneiras. Então, se você tinha dúvida onde comprar esse tipo de material para a sua obra, já sabe que onde procurar.

Como o concreto é um dos materiais de construção mais utilizados na construção civil, a necessidade de redução de custos, melhora da qualidade e diminuição do tempo de obra, fazem com que o concreto usinado seja muito solicitado.

Antes de tudo, vamos esclarecer uma dúvida de muitas pessoas que não tem tanto contato com os termos da engenharia e construção. 


Qual a diferença de cimento e concreto?

O cimento é um pó fino e aglutinante, composto principalmente por calcário e argila, que são aquecidos a altas temperaturas em um forno para formar um material chamado clínquer. O clínquer é então moído e transformado em pó fino, que é o cimento. O cimento é utilizado como agente ligante para unir os materiais no concreto.

Já o concreto é uma mistura de cimento, agregados (como areia e cascalho), água e, às vezes, aditivos. O cimento atua como o agente de ligação que une os agregados, formando uma massa sólida e resistente. 

A água é adicionada ao cimento para iniciar uma reação química conhecida como hidratação, na qual o cimento endurece e forma uma matriz sólida que envolve os agregados. Os aditivos podem ser incluídos para modificar as propriedades do concreto, como tempo de endurecimento, resistência, trabalhabilidade, entre outros.

Portanto, o cimento é um dos componentes principais do concreto, enquanto o concreto é a mistura completa que inclui cimento, agregados, água e aditivos.

Vantagens do concreto usinado

Também conhecido como concreto pré-misturado, é uma opção comum na construção civil, especialmente em projetos de grande escala, pois ele é produzido em centrais de concreto especializadas, onde são adotados rigorosos controles de qualidade.

Uma das principais vantagens do concreto usinado é a qualidade controlada, onde nas centrais de concreto, a produção ocorre de forma padronizada, resultando em um produto confiável e de alta qualidade. 

Os materiais constituintes, como cimento, agregados e aditivos, são dosados com precisão, garantindo a proporção correta dos ingredientes. Isso contribui para a obtenção de uma mistura homogênea, com consistência adequada e resistência pré-determinada.

Além disso, o uso desse material pode trazer benefícios em termos de economia de tempo e mão de obra, porque ao optar por esse tipo de concreto, não é necessário realizar a mistura manual dos materiais no local da construção. 


Isso ocorre porque a entrega é feita por meio de caminhões betoneiras, permitindo um fluxo contínuo de material para a obra, gerando economiza tempo e reduz a necessidade de mão de obra, tornando o processo de construção mais eficiente.

Com a entrega contínua do material, não há interrupções na aplicação do concreto, o que aumenta a produtividade da equipe de construção e como a mistura é preparada de forma prévia nas centrais de concreto, não há a preocupação de lidar com a dosagem dos materiais no canteiro de obras.

usando concreto usinado em central

Desvantagens do concreto usinado

O custo pode ser mais elevado em comparação ao concreto produzido no local e isso ocorre devido aos custos envolvidos na operação da central de concreto, transporte e mão de obra especializada. Portanto, o uso desse material pode ser mais adequado para projetos de maior escala, nos quais os benefícios justifiquem o investimento adicional.

Além disso, o concreto usinado requer um planejamento prévio adequado, sendo  necessário coordenar a entrega da mistura com a disponibilidade de mão de obra e equipamentos no local da construção, evitando atrasos ou desperdícios de concreto.

Outra consideração importante é o tempo de utilização, pois pós a mistura pronta, o concreto possui um tempo limite antes de começar a endurecer dentro do caminhão betoneira

Em resumo, o concreto usinado oferece vantagens significativas em termos de qualidade, eficiência e produtividade na construção. No entanto, é importante considerar as especificidades do projeto, o orçamento disponível e realizar um planejamento adequado antes de decidir utilizar esse tipo de material.

Aplicação do concreto usinado

Após serem tomadas todas as medidas necessárias para o perfeito lançamento do concreto, com um bom plano de concretagem e após serem tomados todos os cuidados citados logo acima, acompanhe como deve ser feita a aplicação correta do concreto dosado na obra.

1- Posicione o caminhão próximo ao local que irá ser concretado;
2- Libere o concreto através da mangueira, sem deixar que ele acumule demais em um único ponto da forma;
3- Evite acumular água no concreto;
4- Lance em camadas de 15 a 30 centímetros, das extremidades para o centro da fôrma;
5- O lançamento deve ser feito de no máximo 2 metros de altura;
6- Utilize os equipamentos vibradores para fazer o adensamento do concreto logo após o lançamento.

Após o lançamento e adensamento do concreto nas fôrmas da estrutura, é muito importante estar atento ao processo de cura do concreto. Se você tem dúvida de como é feito esse processo, recomendo que leia: Cura do Concreto.

Então é isso, espero ter ajudado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata