Como fazer Concreto na Betoneira, passo a passo!
Quantidade de material para a mistura
Antes de eu te mostrar como fazer o concreto corretamente na betoneira, você precisa saber qual o traço para cada tipo de concreto, ou seja, qual a quantidade de material, entre brita, areia e cimento, será necessário para cada tipo de trabalho.
- Traço para uso geral: 1:2:3
- Traço para lajes: 1:4:5
- Traço para contrapiso: 1:8,5:11,5
- Traço para muro: 1:4:6
- Traço para fundação: 1:5:6,5
- Traço para calçada: 1:4:6
- Traço para coluna/pilar: 1:2:4
Lembrando que o primeiro número se refere a quantidade de latas ou baldes de 18 litros da medida de cimento, o segundo número é quantidade de latas de areia e o terceiro número é a quantidade de pedra ou brita.
Passo a passo do concreto na betoneira
Agora, confira todos os passos que você deve seguir para fazer uma boa mistura de concreto, misturando cimento, areia, brita e água na medida certa, utilizando as referências de traço citadas acima.
Materiais necessários:
- Betoneira;
- Água limpa;
- Cimento;
- Areia;
- Brita ou pedra britada;
- Pá ou enxada;
- Medidor de volume (balde ou lata).
1 - Antes de iniciar a preparação do concreto, verifique se o interior da betoneira está bem limpo e se os materiais que serão utilizados também estão. A areia e a brita devem estar livre de sujeira, galhos, vegetação, etc.
2 - Verifique qual será o traço que será usado para que você misture a quantidade certa de materiais. Dessa forma, você evita de fazer um concreto muito duro ou muito mole para a obra.
As proporções podem variar dependendo da resistência desejada e das características específicas da obra. Uma proporção comum para uso geral é de 1:2:3, ou seja, uma parte de cimento, duas partes de areia e três partes de brita. Mas, caso você vá fazer uma laje, coluna, muro, calçada, contrapiso ou fundação, verifique as medidas na matéria mais acima.
3 - Também faça uma estimativa do quanto você irá precisar para evitar o desperdício ou a falta durante os trabalhos. Um traço de 1:2:3 misturado na betoneira, fará aproximadamente 0,07 m³ (metros cúbicos) ou 70 litros de concreto.
4 - Ligue e betoneira e deixe ela funcionando enquanto adiciona os materiais no seu interior e só desligue quando for utilizar o concreto pronto.
5 - Coloque os materiais na betoneira na seguinte ordem: primeiro coloque a pedra brita, segundo a areia e por último adicione o cimento. Isso ajudará a garantir uma mistura mais uniforme e homogênea.
6 - Após colocar todos os materiais na betoneira, adicione água limpa aos poucos, sempre observando a consistência da mistura, que caso esteja muito duro, precisa de mais água. Evite adicionar água em excesso, para que ele não fique muito mole, pois isso pode comprometer a resistência do concreto.
Normalmente, para esse traço de 1:2:3 é adicionado 1 balde de água. Mas, mesmo assim, você deve verificar se ficará bom, pois o material já pode ter chegado na obra um pouco úmido ou estar molhado devido a chuva.
7 - Deixe a betoneira bater. O tempo de mistura geralmente varia entre 5 e 10 minutos. Mas, lembrando: não desligue ela se não for utilizar o material já para a sua finalidade, pois se ela ficar desligada com a mistura dentro, pode endurecer.
8 - O resultado deve ser um concreto úmido o suficiente para ser moldado, mas não muito líquido para que não se perca o cimento ao ser despejado no local e não muito duro para que ele não se assente corretamente.
Uma consistência adequada é aquela em que o concreto pode ser colocado em uma forma e manter sua forma sem escorrer, como se fosse uma massa de bolo.
9 - Por fim, despeje ele num carrinho de mão ou numa superfície limpa e utilize essa massa para o trabalho da construção civil.
Então é isso! Você aprendeu o passo a passo de como fazer concreto na betoneira de 120, 150, 200, 250 ou 400 litros, que pode ser uma tarefa relativamente simples se seguir as proporções corretas e os passos mencionados acima.
Comentários
Postar um comentário