Espessura mínima de Lajes Maciça, nervurada, pré-moldada e treliçada


Espessura LAJES Maciça nervurada prémoldada

Saiba quais são as espessuras mínimas da construção de lajes maciças, nervuradas e pré-moldadasNas estruturas laminares planas, predominam duas dimensões, comprimento e largura, sobre a terceira que é a espessura. 

Espessura mínima de lajes maciças:

Conforme a ABNT NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto — Procedimento), no item 13.2.4.1, nas lajes maciças de concreto armado devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a espessura: 
  • 7 cm para lajes de cobertura não em balanço; 
  • 8 cm para lajes de piso não em balanço; 
  • 10 cm para lajes em balanço; 
  • 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN; 
  • 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN. 
  • 15 cm para lajes com protensão apoiadas em vigas, com o mínimo de l/42 para lajes de piso biapoiadas e l/50 para lajes de piso contínuas; 
  • 16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes-cogumelo, fora do capitel.
No dimensionamento das lajes em balanço, os esforços solicitantes de cálculo a serem considerados devem ser multiplicados por um coeficiente adicional γn, de acordo com o indicado na tabela abaixo:

Leia também: como calcular volume de concreto para laje.

dimensionamento lajes

Espessura mínima de lajes pré-moldadas: treliçadas ou nervuradas:

A espessura das lajes pré moldadas, de treliças ou com nervuras, quando não existirem tubulações horizontais embutidas, deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre as faces das nervuras (lo) e não menor que 4 cm. 

O valor mínimo absoluto da espessura da mesa deve ser 5 cm, quando existirem tubulações embutidas de diâmetro menor ou igual a 10 mm. 

Para tubulações com diâmetro Φ maior que 10 mm, a mesa deve ter a espessura mínima de 4 cm + Φ, ou 4 cm + 2Φ no caso de haver cruzamento destas tubulações. 

A espessura das nervuras não pode ser inferior a 5 cm. Nervuras com espessura menor que 8 cm não podem conter armadura de compressão.

Para o projeto das lajes nervuradas, devem ser obedecidas as seguintes condições: 
  • para lajes com espaçamento entre eixos de nervuras menor ou igual a 65 cm, pode ser dispensada a verificação da flexão da mesa, e para a verificação do cisalhamento da região das nervuras, permite-se a consideração dos critérios de laje; 
  • para lajes com espaçamento entre eixos de nervuras entre 65 cm e 110 cm, exige-se a verificação da flexão da mesa, e as nervuras devem ser verificadas ao cisalhamento como vigas; permite-se essa verificação como lajes se o espaçamento entre eixos de nervuras for até 90 cm e a largura média das nervuras for maior que 12 cm; 
  • para lajes nervuradas com espaçamento entre eixos de nervuras maior que 110 cm, a mesa deve ser projetada como laje maciça, apoiada na grelha de vigas, respeitando-se os seus limites mínimos de espessura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)