Como arrumar uma PORTA que não fecha, passo-a-passo!


porta que bate e não fecha

Aprenda como resolver o problema das portas que não querem fechar, enroscam na parte de cima, na parte de baixo ou encostam no batente. Essa uma reclamação muito comum e um tipo de manutenção muito comum feita nas casas. A porta que funcionava perfeitamente, agora está batendo e não quer fechar de jeito nenhum.

Pensando nisso, quero mostrar para você o que pode estar afetando o bom funcionamento das portas, sejam elas internas ou externas e como ajustá-las para ter um bom funcionamento.

Como consertar porta que não fecha?

1- Problemas devido a sazonalidade

Se a sua porta funcionava perfeitamente durante o verão, outono, primavera, mas ao chegar no inverno começou a emperrar, pode ser que esse problema seja devido ao inchaço decorrente da absorção da umidade do ar dessa época do ano.

Solução: Nesse caso, se a porta estiver só pegando no batente, mas continua fechando, eu aconselho que não faça nada, após alguns dias ela voltará ao normal.

2- Parafusos da dobradiça

Um outro motivo que pode fazer com que a porta não feche direito, é quando os parafusos da dobradiça estão soltos. Isso pode acontecer se eles não foram parafusados corretamente ou se foram colocados parafusos menores do que o recomendado.

Solução: Aperte os parafusos soltos com uma chave de fenda ou se os parafusos forem muito curtos e não estiverem dando conta do peso da porta, compre maiores e coloque no lugar.

3- Parafusos da fechadura

Verifique se os parafusos que prendem a fechadura na porta não estão se soltando, fazendo com que ao tentar fechar a porta, esses parafusos batam no batente, impossibilitando que ela feche.

Solução: aperte os parafusos.

4- Porta ou batente instalado fora de prumo

Esse é um caso mais complicado de resolver e envolve um pouco mais de conhecimento, pois você precisará remover a porta do local e utilizar algumas ferramentas para solucionar o problema.

Isso pode acontecer se você comprar uma porta de madeira que não foi feita completamente no esquadro ou acabou empenando devido ao mal cuidado de armazenamento. Também pode ser que o pedreiro instalou errado o marco e o batente.

Veja também:
Solução: Retire a porta do lugar e acompanhe o passo-a-passo do vídeo abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.