Como arrumar uma PORTA que não fecha - Passo-a-passo!


porta que bate e não fecha

Aprenda como resolver o problema das portas que não querem fechar, enroscam na parte de cima, na parte de baixo ou encostam no batente. Essa uma reclamação muito comum e um tipo de manutenção muito comum feita nas casas. A porta que funcionava perfeitamente, agora está batendo e não quer fechar de jeito nenhum.

Pensando nisso, quero mostrar para você o que pode estar afetando o bom funcionamento das portas, sejam elas internas ou externas e como ajustá-las para ter um bom funcionamento.

Como consertar porta que não fecha

1- Problemas devido a sazonalidade

Se a sua porta funcionava perfeitamente durante o verão, outono, primavera, mas ao chegar no inverno começou a emperrar, pode ser que esse problema seja devido ao inchaço decorrente da absorção da umidade do ar dessa época do ano.

Solução: Nesse caso, se a porta estiver só pegando no batente, mas continua fechando, eu aconselho que não faça nada, após alguns dias ela voltará ao normal.


porta úmida molhada


2- Parafusos da dobradiça


Um outro motivo que pode fazer com que a porta não feche direito, é quando os parafusos da dobradiça estão soltos. Isso pode acontecer se eles não foram parafusados corretamente ou se foram colocados parafusos menores do que o recomendado.

Solução: Aperte os parafusos soltos com uma chave de fenda ou se os parafusos forem muito curtos e não estiverem dando conta do peso da porta, compre maiores e coloque no lugar.


remoção do parafuso da dobradiça


3- Parafusos da fechadura


Verifique se os parafusos que prendem a fechadura na porta não estão se soltando, fazendo com que ao tentar fechar a porta, esses parafusos batam no batente, impossibilitando que ela feche.

Solução: aperte os parafusos.


remoção do parafuso da fechadura


4- Porta ou batente instalado fora de prumo


Esse é um caso mais complicado de resolver e envolve um pouco mais de conhecimento, pois você precisará remover a porta do local e utilizar algumas ferramentas para solucionar o problema.

Isso pode acontecer se você comprar uma porta de madeira que não foi feita completamente no esquadro ou acabou empenando devido ao mal cuidado de armazenamento. Também pode ser que o pedreiro instalou errado o marco e o batente.


Solução: Retire a porta do lugar e acompanhe o passo-a-passo do vídeo abaixo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como carregar SACOS DE CIMENTO de 50kg sem muito esforço!

UMIDADE subindo pela parede? Aprenda como resolver esse problema!

Misture AÇÚCAR no concreto e dê adeus às FISSURAS - Entenda!

Chuveiro com POUCA PRESSÃO? Passo-a-passo de como aumentar!

40 PLANTAS BAIXAS - Projetos de casas em DWG - Baixar Grátis!