Como consertar porta de madeira lascada, passo-a-passo!


consertar porta madeira lascada

Aprenda como fazer o consertar, restaurar ou reparar portas de madeira danificadas pela ação do tempo ou por falta de cuidado. Isso serve tanto para pintada ou a envernizada.

Sabe quando as portas começam a soltar lascas na parte de baixo como se fossem lascas de árvores se desprendendo aos poucos? Então, é sobre isso que iremos tratar hoje.

Para isso, usaremos ferramentas caseiras, nada muito específico e de difícil aceso. Dessa forma, você irá economizar dinheiro e aumentar a vida útil da porta.


Passo-a-passo do conserto de portas lascadas

1 - Retirando os pinos da porta

Vamos começar retirando os pinos da porta que prendem ela juntamente com a dobradiça no marco de madeira.

Para isso, você pode posicionar um prego na parte de baixo do pino e bater com o martelo para remove-lo ou usar uma chave de fenda com a ponta encostada na "cabeça" do pino.

Retire a porta do local, soltando todos os pinos e coloque ela numa superfície firme para começarmos o trabalho de recuperação do danificado.

2 - Marcação da área lascada

Com o auxílio de uma trena ou fita métrica, meça a parte mais alta da área lascada e marque nas duas extremidades da porta essa medida.

Com as marcações dessa medida nas duas extremidades, trace uma linha reta com o auxílio de uma régua ou um pedaço de madeira reto.

Não remova a régua do local. Pegue uma faca e comece a passar com um pouco de pressão sobre a marcação feita, de forma que corte o possibilite a remoção da área com problemas.

reparo porta madeira lascada envernizada

Arranque toda a área lascada, abaixo do local que você acabou de cortar com a faca e raspe o resto de cola que ficou na porta.

Lixe um pouco para deixar a superfície lisa.

3 - Fixando a lâmina de madeira nova

Adquira em alguma loja que venda materiais de construção um pedaço de lâmina de madeira, folha de madeira ou laminado plástico, conhecido popularmente como Fórmica.

Meça o tamanho certo necessário para cobrir a área que você removeu e corte com cuidado para que fique um acabamento de qualidade.


Aplique 2 camadas de cola de contato na porta e na lamina de madeira. Aplique a 1 camada, deixe secar e depois aplique a segunda, também deixando secar.

Após a cola secar, basta você fixar a lâmina de madeira na porta calmamente para que não fique nenhum defeito. Obs.: a cola estará seca, mas bastante pegajosa para fazer a fixação.

Faça pressão sobre a lâmina para que fique bem firme.

4 - Acabamento e pintura

Para dar acabamento, lixe a lâmina já fixada no local com uma lixa fina e pinte de verniz ou da cor original da sua porta. Se preferir, pinte toda a porta ou todo o lado da porta danificada para que fique perfeito.
Pronto!


Gostou das nossas dicas de hoje de como consertar uma porta de madeira lascada? Então, não deixe de compartilhar também com os amigos e não deixe de assistir a explicação em detalhes no vídeo abaixo do canal Madeart Riva Jr.

Comentários

  1. Eu gostei dessa dica. Mas se além de lascada a porta tiver caindo umas bolinhas escuras tbm, talvez cupim ou caruncho na madeira qual solução usar pra matar essas criaturas qye deixa a porta oca??

    ResponderExcluir
  2. Quero concertar a minha porta preciso dos vossos prestimos para um trabalho igual.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata