Dicas e macetes sobre Engenharia e Construção Civil, para aprender como construir na prática passo-a-passo.
Como é feito Tijolo ecológico de plástico, vidro e papel reciclado!
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Por
Gabriel M. Marques
Eu nunca havia ouvido falar em tijolos de plástico, vidro e papel e outros materiais reciclados, então resolvi compartilhar essa matérias com vocês, pois achei bem interessante.
Sei que existem vários tipos de tijolos, como: tijolo de vidro, de concreto, pedra, solo-cimento, barro cozido, barro cru, celular, refratário, tijolo laminado e outros. Mas, a primeira vez que vi falarem do tijolo de plástico e que ainda aproveita os materiais que são descartados, fiquei impressionado.
Isso mesmo, algumas fábricas reaproveitam o lixo para construir esses bloquinhos ecológicos que servem para construir casas de verdade, e dizem que são bem resistentes.
Materiais do tijolo ecológico
Pode não parecer, mas a lista abaixo são os materiais que são processados para fazer esses tijolos ecológicos:
Plástico
Vidro
Papel
Grimpas de pinheiro
Cinzas de biomassa florestal.
Como é feito?
1 - Primeiro é recolhido o material das empresas que fazem a coleta de forma separada dos objetos descartados.
2 - Esses materiais citados acima (plástico, vidro, papel...) são triturados e transformados em farelos bem finos, tipo areia.
3 - Após ser triturado, tudo é misturado numa betoneira de pedreiro.
4 - Então, a mistura é levada para uma prensa hidráulica que molda o tijolo com materiais reciclados, deixando a mistura dos materiais triturados bem firme e compacta.
5 - O tijolo é tirado da prensa e em 7 dias já pode ser usado em construções de casas.
Custo é bem mais baixo que os outros tijolos comum. Exemplo: um imóvel de 25 mil reais, pode sair em torno de 6 mil reais. Segundo informações do secretário de habitação de Lages, Santa Catarina, com o valor de uma casa que ele construía com tijolos convencionais, agora com o mesmo valor ele constrói 4 casas.
Ótimo conforto térmico e acústico, ou seja, mantem a temperatura interna do ambiente e também não deixam entrar o barulho da rua para o cômodo.
Boa resistência e impermeabilidade.
Outra vantagem é que reutilizando esses materiais reciclados, menos lixo é jogado em lixões, rios e na natureza em geral.
Se você ainda ficou curioso sobre o processo de fabricação das peças, assista o vídeo e veja como é interessante.
Saiba qual o traço de concreto usado para fazer uma laje, contrapiso ou piso, muro, fundação e calçadas, com as medidas certas da quantidade de material necessária para cada tipo de trabalho que será realizado na obra de construção civil. O que é traço de concreto? É a proporção de cimento, agregado miúdo e agregado graúdo e a quantidade de água utilizada na mistura de concreto. Esse traço é escolhido com base nas necessidades de resistência e durabilidade do concreto para cada estrutura, bem como em considerações de custo e viabilidade técnica. É a indicação de quantidade dos materiais que constituem o concreto: · Os traços são indicados da seguinte maneira: 1:3:3, 1:3:4, 1:3:6, sendo que o 1º algarismo indica a quantidade de cimento a ser usado; · O 2º algarismo indica a quantidade de areia e o 3º algarismo a quantidade de pedra. Assim temos para o traço 1:3:3, um volume de cimento por três volumes da areia. Veja também: Como fazer o chapisco e o reboc...
A brita ou também pedra britada, é o produto do processo de beneficiamento de rochas (britagem e peneiramento), ou seja, o processo de fragmentação de blocos grandes em fragmento de rochas duras. Esses blocos grandes que serão fragmentados para dar origem a brita são extraídos de maciços rochosos (calcário, granito, basalto, gnaisse) com a utilização de explosivos em locais chamados de pedreiras, dando origem ao: gabião, rachão, brita graduada, brita 1, 2, 3, 4, 5, brita 0 ou pedrisco, areia de brita e pó de pedra. Esse material é bastante utilizado na indústria da construção civil e é empregado no concreto, pavimentações, obras de ferrovia, construção de túneis , edificações, barragens, saneamento básico e muitos outros. Recomendo: passo-a-passo da fabricação da brita . Veja abaixo quais são as característica principais de cada uma dessas pedras citadas acima, a granulometria ou tamanho em milímetro delas e onde são aplicadas na construção. Diferença de Tamanho das b...
Saiba quais são as medidas ou bitola dos canos de PVC mais comuns no mercado, ou seja, o diâmetro externo desses tubos, a espessura das paredes, o tamanho da bolsa e o peso aproximado em quilos por metro quadrado de cano. Primeiro, vamos explicar a diferença de cada uma das especificações dos canos: 1- Diâmetro externo é a distância da borda do cano de um lado ao outro; 2- A espessura da parede é popularmente chamado de "grossura do cano"; 3- O tamanho da bolsa é a distância de uma extremidade a outra do sistema para encaixar os canos; 4- Peso significa quantos quilos a cano pesa por metro quadrado. ATENÇÃO: se o cano que você pretende adquirir, não precisar da bolsa para soldagem, desconsidere as medidas da tabela abaixo de "Bolsa (mm)". Todas as medidas passadas abaixo estão seguindo as normas técnicas da associação brasileira (ABNT:NBR). Medida de canos PVC soldáveis para água São canos utilizados para a instalação de água fria. Diâmetro ...
As casas de meia água , também conhecidas como casas de 1 água, são um tipo de construção bastante comum em regiões rurais e em algumas áreas urbanas. Essas casas se caracterizam pelo telhado com apenas uma inclinação, que é responsável por escoar a água da chuva para um dos lados da casa. A procura pela construção de casas meia água é bastante comum para famílias com baixo orçamento ou para quem precisa fazer uma casa de sítio ou de praia e não pretende gastar muito dinheiro no local. Portanto, a escolha de uma casa de madeira com apenas 1 água, pode ser a solução ideal e mais barata. No entanto, elas podem ser construídas em diversos materiais, como madeira, alvenaria ou até materiais pré-fabricados. O telhado pode ser feito de telhas de cerâmica, fibrocimento, zinco, entre outros materiais. A grande vantagem desse tipo de moradia é que em geral elas possuem uma estrutura simples, com um cômodo principal, um quarto, uma cozinha e banheiro anexo. Além disso, elas po...
Nossa isso ajudaria nos de associações a dar destino a materiais sem venda..queria essas máquinas para nossa associação ser pioneira nesse segmento..
ResponderExcluir