Dicas e macetes sobre Engenharia e Construção Civil, para aprender como construir na prática passo-a-passo.
Tijolo ecológico de plástico, vidro e papel reciclado - Saiba como é feito!
Gerar link
Facebook
Twitter
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Por
Gabriel M. Marques
Eu nunca havia ouvido falar em tijolos de plástico, vidro e papel e outros materiais reciclados, então resolvi compartilhar essa matérias com vocês, pois achei bem interessante.
Sei que existem vários tipos de tijolos, como: tijolo de vidro, de concreto, pedra, solo-cimento, barro cozido, barro cru, celular, refratário, tijolo laminado e outros. Mas, a primeira vez que vi falarem do tijolo de plástico e que ainda aproveita os materiais que são descartados, fiquei impressionado.
Isso mesmo, algumas fábricas reaproveitam o lixo para construir esses bloquinhos ecológicos que servem para construir casas de verdade, e dizem que são bem resistentes.
Materiais do tijolo ecológico
Pode não parecer, mas a lista abaixo são os materiais que são processados para fazer esses tijolos ecológicos:
Plástico
Vidro
Papel
Grimpas de pinheiro
Cinzas de biomassa florestal.
Como é feito?
1 - Primeiro é recolhido o material das empresas que fazem a coleta de forma separada dos objetos descartados.
2 - Esses materiais citados acima (plástico, vidro, papel...) são triturados e transformados em farelos bem finos, tipo areia.
3 - Após ser triturado, tudo é misturado numa betoneira de pedreiro.
4 - Então, a mistura é levada para uma prensa hidráulica que molda o tijolo com materiais reciclados, deixando a mistura dos materiais triturados bem firme e compacta.
5 - O tijolo é tirado da prensa e em 7 dias já pode ser usado em construções de casas.
Custo é bem mais baixo que os outros tijolos comum. Exemplo: um imóvel de 25 mil reais, pode sair em torno de 6 mil reais. Segundo informações do secretário de habitação de Lages, Santa Catarina, com o valor de uma casa que ele construía com tijolos convencionais, agora com o mesmo valor ele constrói 4 casas.
Ótimo conforto térmico e acústico, ou seja, mantem a temperatura interna do ambiente e também não deixam entrar o barulho da rua para o cômodo.
Boa resistência e impermeabilidade.
Outra vantagem é que reutilizando esses materiais reciclados, menos lixo é jogado em lixões, rios e na natureza em geral.
Se você ainda ficou curioso sobre o processo de fabricação das peças, assista o vídeo e veja como é interessante.
Aprenda como construir uma enxada com dobradiça que serve como desempenadeira para espalhar a argamassa de assentamento do piso. Se tem uma coisa que é um incomodo grande na vida do trabalhador da construção civil é a dor na coluna, devido a grandes períodos de tempo abaixado realizando algum serviço ou também devido a uma posição desconfortável durante o dia de trabalho. Para fazer o assentamento de pisos porcelanatos ou cerâmicos e azulejista precisa ficar durante horas abaixado espalhando a argamassa e espalhando ao mesmo tempo que fixa a peça no ambiente desejado. Portanto, devido a isso e outros fatores, os problemas de dores nas costas são frequentes e as pausas durante o dia de trabalho na obra são inevitáveis para a recuperação. Pensando nisso, o azulejista Roberto Machado e o canal Faça Sua Obra inventaram essa enxada com dobradiça e com regulagem para espalhar a argamassa no contrapiso antes de fazer o assentamento do piso. Veja como produzir a sua. Passo-a-passo da enxada
Em algumas regiões do Brasil o padrão de tensão da energia elétrica é 110 V e outros locais é 220 V e isso acaba gerando confusão. Você sabe o porque dessa diferença e em quais estados são utilizados cada tipo de padrão? Se sua resposta for não, acompanhe a matéria do blog Meia Colher até o final que iremos esclarecer isso para você. Você já deve ter comprado ou tentado comprar algum aparelho eletrônico ou eletrodoméstico e se frustrou ao saber que a tensão do equipamento era diferente da que tem na sua casa. Tem também o caso de que quando vamos viajar e levamos os nossos aparelho para outro estado, a tensão não bate e acabamos sem poder fazer uso da energia do local. Porque algumas regiões são 110V e outras 220V? Primeiro você precisa saber que o padrão dos outros países do planeta não são todos iguais, eles e dividem em 110 e 220, dependendo do continente. Em quase todo o continente americano é usada a voltagem de 110 volts, já no continente europeu (na Europa), continente africano
A brita ou também pedra britada, é o produto do processo de beneficiamento de rochas (britagem e peneiramento), ou seja, o processo de fragmentação de blocos grandes em fragmento de rochas duras. Esses blocos grandes que serão fragmentados para dar origem a brita são extraídos de maciços rochosos (calcário, granito, basalto, gnaisse) com a utilização de explosivos em locais chamados de pedreiras, dando origem ao: gabião, rachão, brita graduada, brita 1, 2, 3, 4, 5, brita 0 ou pedrisco, areia de brita e pó de pedra. Esse material é bastante utilizado na industria da construção civil e é empregado no concreto, pavimentações, obras de ferrovia, construção de túneis , edificações, barragens, saneamento básico e muitos outros. Recomendo: passo-a-passo da fabricação da brita . Veja abaixo quais são as característica principais de cada uma dessas pedras citadas acima, a granulometria ou tamanho em milímetro delas e onde são aplicadas na construção. Diferença de Tamanho das bri
Saiba quais são as medidas dos canos de PVC mais comuns no mercado, ou seja, o diâmetro externo desses tubos, a espessura das paredes, o tamanho da bolsa e o peso aproximado em quilos por metro quadrado de cano. Primeiro, vamos explicar a diferença de cada uma das especificações dos canos: 1- Diâmetro externo é a distância da borda do cano de um lado ao outro; 2- A espessura da parede é popularmente chamado de "grossura do cano"; 3- O tamanho da bolsa é a distância de uma extremidade a outra do sistema para encaixar os canos; 4- Peso significa quantos quilos a cano pesa por metro quadrado. ATENÇÃO: se o cano que você pretende adquirir, não precisar da bolsa para soldagem, desconsidere as medidas da tabela abaixo de "Bolsa (mm)". Todas as medidas passadas abaixo estão seguindo as normas técnicas da associação brasileira (ABNT:NBR). Linha da canos de PVC soldáveis para água São canos utilizados para a instalação de água fria Diâmetro
O que é traço de concreto? É a indicação de quantidade dos materiais que constituem o concreto: · Os traços são indicados da seguinte maneira: 1:3:3, 1:3:4, 1:3:6, sendo que o 1º algarismo indica a quantidade de cimento a ser usado; · O 2º algarismo indica a quantidade de areia e o 3º algarismo a quantidade de pedra. Assim temos para o traço 1:3:3, um volume de cimento por três volumes da areia. Veja também: Como fazer o chapisco e o reboco corretamente . · A quantidade de água depende da umidade da areia, devendo-se lembras que as argamassas e concretos com uma dosagem excessiva de água diminuem sua resistência. Veja abaixo algumas tabelas de traços de concreto com suas devidas finalidades. Tabelas para preparo do traço de concreto Traço de concreto para lajes Traço de concreto para contrapiso Traço de concreto para muros Traço de concreto para fundação Traço de concreto para calçadas Veja também: passo-a-passo da construção de calçad
Comentários