Prumo de Centro: o que é, como usar e para que serve!


 usar prumo centro construção


Na matéria de hoje, falarei sobre o que é o Prumo de Centro, para que serve na construção civil, como usar corretamente e qual a diferença do prumo de face, usado para verificar o alinhamento das paredes, muros e outros na obra.


O que é Prumo de Centro?

O prumo de centro é uma ferramenta de medição utilizada para localizar o centro de objetos. Ele é composto por uma haste de metal, geralmente de aço, com uma ponta afiada em uma das extremidades e uma marcação no meio da haste.

Ele é utilizado em diversas áreas, como marcenaria, carpintaria, metalurgia e construção civil, para encontrar o centro de peças cilíndricas, como tubos, barras, colunas, sapatas e outros objetos semelhantes. 

A partir da localização precisa do centro desses objetos, é possível realizar diversas operações, como marcação de pontos, cortes, perfurações, escavações e outros trabalhos.

Para que serve o prumo de centro?

Ele normalmente é utilizado na construção civil para auxiliar na fundação, quando o construtor vai fazer alguma escavação no solo e precisa fazer a marcação. Dessa forma ele consegue encontrar o centro do local onde precisa ser escavado.

O prumo de centro é usado para marcar o local que será escavada a fundação, onde serão feitas as sapatas e outras estruturas da obra.

Qual a diferença do prumo de centro e de face?

diferença prumo centro face

A maior diferença é o formato que eles são feitos, onde o prumo de face tem sua lateral reta e o prumo de centro tem a lateral em forma de cone.

Isso ocorre porque o de face é usado para verificar o alinhamento de uma parede, reboco, mestra ou alvenaria aproximando essa lateral reta no local para saber se está bem alinhada.

Já o de centro, a parte de chumbo é em formato cônico e na parte de baixo tem uma ponta. Ele é dessa forma, pois é usado para indicar o centro da marcação de algo no solo e a ponta do cone indica o local exato.


Como usar o prumo de centro?

1 - Após as linhas de marcação da obra estarem esticadas, encontre o local onde duas dessas linhas se encontram (normalmente onde será levantado um pilar ou uma coluna). O encontro das 2 linhas é o centro do pilar.

2 - Prenda a corda do prumo no local exato da união dessas 2 linhas.

3 - Estique a corda e deixe tocar a ponta de chumbo do cone no chão para fazer a marcação do centro da estrutura da fundação que será escavada.

4 - Retire o prumo do local e use algo para deixar marcado o local do centro encontrado.


Caso tenha restado dúvidas ou queira aprender melhor na prática como usar o prumo de centro, assista o vídeo abaixo onde o pedreiro mostra a marcação da sapata no solo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!