Como Soldar com Estanho e Ferro de Solda, passo a passo!


como soldar estanho ferro de solda

Você já pensou em consertar um objeto quebrado em casa com ferro de solda e estanho? Ou até mesmo construir um projeto eletrônico? Ou soldar dois fios para que fiquem bem firmes e não sabe como?

Neste guia, vamos te ensinar a maneira correta de como soldar usando a ferramenta ferro de solda e estanho para que ele derrete por completo sobre a peça e não forme bolinhas.

Mas antes de começarmos, vamos entender melhor o que são esses componentes utilizados para realizar as soldas e que abordaremos na matéria.

O que é estanho?

estanho

Estanho de solda é um tipo de liga metálica composta principalmente por estanho, mas que também pode conter outros metais, como chumbo, prata e cobre. É usado para unir duas superfícies metálicas, como fios elétricos, placas de circuito impresso e componentes eletrônicos.

Ele é aquecido até que derreta e é então aplicado às superfícies que se deseja unir, pois à medida que ele esfria e se solidifica, ele forma uma conexão sólida entre as superfícies deixando tudo bem preso e unido.

O que é ferro de solda?

O ferro de solda é uma ferramenta elétrica utilizada para aquecer o estanho e aplicá-lo em superfícies metálicas para unir ou reparar componentes eletrônicos, fios elétricos, circuitos impressos e outros materiais metálicos. 

ferro de solda

A ponta dessa ferramenta é feita de um material que conduz bem o calor, como cobre ou ferro e revestida por uma camada de estanho para facilitar a aderência do mesmo na superfície em que será aplicado. 

Portanto, depois do ferro estar ligado à eletricidade, a ponta é aquecida por uma corrente elétrica que passa por ela, aquecendo a superfície da ponta que ao entrar em contato com o estanho, faz com que ele derreta sobre o local a ser soldado. 

Quando a ponta do ferro de solda é aplicada a uma superfície metálica, ela transfere o calor para a superfície, aquecendo-a e fazendo com que o estanho de solda derreta e se espalhe na área de contato. À medida que ele esfria e solidifica, ele forma uma conexão sólida entre as superfícies.


Essa é uma ferramenta essencial em muitas oficinas de eletrônica, e sua qualidade afeta diretamente a qualidade do trabalho de soldagem realizado, por isso é importante escolher um ferro de solda de qualidade, com uma ponta de tamanho adequado e temperatura controlável, para garantir que a soldagem seja realizada de maneira adequada e segura.

Solda com estanho e ferro de solda

Agora, veja como faz para soldar peças, fios elétricos ou componentes eletrônicos, com um passo a passo completo e com dicas para que você possa realizar um serviço correto e de qualidade.

Materiais necessários:
  • Ferro de solda;
  • Estanho;
  • Suporte para o ferro;
  • Esponja úmida;
  • Peças a serem soldadas;
  • Alicate de corte ou tesoura.

1 - 
Antes de começar a soldar, prepare as peças que serão unidas, se certificando de que elas estão limpas, livres de sujeira, umidade, óleo, graxa e oxidação, pois isso pode afetar a qualidade do processo. Se necessário, use uma lixa ou escova de arame para remover toda a sujeira e a oxidação.

2 - Ligue o ferro de solda na eletricidade e deixe-o esquentar por alguns minutos antes de começar. O tempo de aquecimento pode variar dependendo da potência da ferramenta e da espessura das peças a serem soldadas, mas normalmente ele fica bem quente após 15 minutos, a uma temperatura média de 370 graus.

3 -  Prepare a ponta de estanho para ser usada.

4 - Agora que as ferramentas e as peças que serão soldadas já estão preparadas, chegou a hora de soldar com o estanho e ferro de solda. Comece encostando a ponta do ferro na peça em que será unida para esquenta-la.

5 - Após a peça estar aquecida, encoste o estanho nela para que ele derreta e se espalhe por toda a área, unindo as 2 peças. Um erro muito comum nessa etapa é que as pessoas derretem o estanho na ponta do ferro e depois aplicam na peça.

Não faça isso! Derreta ele direto no local em que será estanhado para que o material seja aproveitado por completo e também evite de criar bolhas de solda.

Por exemplo: se você vai soldar 2 fios elétricos, encoste o ferro de solda na união dos 2 fios, deixo-os esquentar e encoste o estanho em cima deles. A temperatura alta fará com que ele derreta por completo no local e o aproveitamento será melhor.

solda estanho ferro

6 - Após estanhar, deixe a solda esfriar e solidificar por alguns segundos par que a união fique bem firme. Durante esse tempo, evite mexer ou mover as peças, pois isso pode afetar a qualidade do trabalho.

7 - Depois de concluir a soldagem, limpe o ferro de solda com uma esponja úmida com água e remova todos os resíduos do material utilizado da ponta, pois isso pode afetar sua capacidade de aquecer adequadamente na próxima vez.

Veja também: como soldar plástico.

Quando não limpo corretamente, na próxima vez que for utilizar a ferramenta, ele pode não esquentar bem, não derreter o estanho e até sair fumaça da ponta, pois irá esquentar aquele material preso com resíduos.

Pronto! Com esses passos simples detalhados, você pode soldar com sucesso usando uma ferramenta ferro de solda e estanho, tanto aos fios elétricos, peças de eletrônicos ou qualquer outra coisa que for necessário.

Comentários

  1. paivafilomendes5@gmail.comNunca tinha esperado encontrar uma explicação tão eficaz como esta. Bem que ainda não tenho experimentado a "prática correta" ainda. Mas estou convencido que acabei de receber uma boa explicação. Dantes fazia tudo errado. Pois estou idoso, mais quero experimentar coisas novas. Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata