Inicio » , , , , , , » Aprenda como colocar fechadura em porta de madeira!

Aprenda como colocar fechadura em porta de madeira!


Primeiro defina a altura de instalação:
Determine previamente a que altura vai colocar a fechadura : em regra geral a maçaneta fica a 1,05 m do chão. Encoste a fechadura contra uma face da porta e marque a lápis a altura (em cima e em baixo da fechadura), depois com a ajuda de um esquadro de carpinteiro transfira as marcações para o topo da porta .

O eixo de fixação:
Encoste a fechadura à porta e desenhe a altura com um lápis, depois una entre si os traços horizontais por dois traços paralelos verticais.



Fazendo o buraco de encaixe:
Com uma furadeira com uma broca larga, faça vários furos onde irá colocar a fechadura.

Os furos efetuados permitem retirar o grosso do volume que depois com o formão se poderá escavar por completo. Controle regularmente o tamanho do encaixe com a ajuda da fechadura e ajuste o necessário.




Colocando a testeira:
Uma vez colocada a fechadura no local, marque a lápis o contorno da testeira (placa que fica visível), que deverá também ser encaixada num pequeno desbaste (rebaixo) que deve se feito em seguida para que fique encaixada dentro da porta.


Buraco da testeira:
Desbaste a área já marcada, com pouca profundidade (3 mm são suficientes), de modo a que a testeira se encaixe perfeitamente e fique rigorosamente na face do topo.

Fazendo os furos:
Agora pode fazer as marcações correspondentes aos furos do tambor e da maçaneta. Para o fazer, encoste a fechadura contra uma face da porta, não esquecendo de deixar a testeira na face do topo. Desenhe o contorno do tambor diretamente sobre a porta. Se necessário faça um furo menor para servir de guia .

A furação:
Escolha uma broca cujo diâmetro permita uma rotação fácil da ponta quadrada da maçaneta, faça um furo dos dois lados que atravesse a porta (para evitar que lasque a madeira quando a broca sair). Proceda da mesma forma para o furo da chave e do encaixe do tambor. Se necessário elimine as lascas com a ajuda de um lima .

Parafusando:
Parafuse a fechadura com os parafusos especiais que geralmente são fornecidos juntamente da fechadura. Em seguida fixe a chapa (de acabamento) e o puxador, este último fortemente para que a folga não danifique a mola da fechadura .
DICAS DE MARCAÇÃO DA TESTEIRA (ESPELHO) :
Para marcar o local exato dos furos a efetuar no marco, cubra os topos dos trincos (de encosto e de fecho) com uma grossa camada de giz, recolha-os na fechadura e feche completamente.
Quando largar o puxador o trinco de encosto deixará uma marca no marco, para obter o mesmo resultado com o trinco do fecho rode a chave. Abra depois a porta pondo os trincos na posição normal .

Marcação:
O giz deixou no marco as marcas onde irão entrar os dois trincos, encoste a testeira (espelho) ao marco, em função das marcas do giz trace com precisão os contornos da placa e os desbastes a efetuar.

Buracos dos trincos:
Comece por desbastar um pouco os buracos destinados aos trincos, perfure os buracos com a profundidade correspondente (utilize a guia de profundidade do sua furadeira), termine esta operação com o formão. Os trincos não devem tocar na madeira.

Buraco da testeira que vai no marco da porta:
Desbaste em seguida o local destinado à testeira (espelho) com alguns mm de profundidade. Proceda com muita cautela pois é necessário que a superfície da testeira (espelho) fique exatamente faceada ao marco.



Fixando a testeira no marco da porta:
Fixe a testeira (espelho) com parafusos compridos, verifique a folga e o ajustamento dos trincos. Se necessário lime um pouco os lados da testeira (espelho) mas, com precaução porque se ficar uma abertura muito grande, irá permitir uma folga demasiada nos trincos e isso fará com que a porta fique batendo com o vento.


A aba de proteção:
Talvez seja necessário ajustar a aba de proteção dobrando-a ligeiramente, com a ajuda de um pequeno martelo para que ela fique exatamente nivelada ao do marco. Esta aba vai proteger a madeira contra o bater do trinco.



Se ainda ficou dúvida, assista esse vídeo:


0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!