Aprenda como colocar fechadura em porta de madeira!


colocar fechadura porta madeira

Confira o passo a passo completo de como fazer a instalação da fechadura numa porta de madeira de forma correta, desde a furação do buraco na parta, até a colocação da fechadura no local adequado.

1 - Primeiro defina a altura de instalação:

Determine previamente a que altura vai colocar a fechadura: em regra geral a maçaneta fica a 1,05 metros do chão. Encoste a fechadura contra uma face da porta e marque a lápis a altura (em cima e em baixo da fechadura), depois com a ajuda de um esquadro de carpinteiro transfira as marcações para o topo da porta.

altura de instalação

2 - O eixo de fixação:
Encoste a fechadura à porta e desenhe a altura com um lápis, depois una entre si os traços horizontais por dois traços paralelos verticais.


3 - Fazendo o buraco de encaixe:
Com uma furadeira com uma broca larga, faça vários furos onde irá colocar a fechadura.

Fazendo o buraco de encaixe

Os furos efetuados permitem retirar o grosso do volume que depois com o formão se poderá escavar por completo. Controle regularmente o tamanho do encaixe com a ajuda da fechadura e ajuste o necessário.


4 - Colocando a testeira:
Uma vez colocada a fechadura no local, marque a lápis o contorno da testeira (placa que fica visível), que deverá também ser encaixada num pequeno desbaste (rebaixo) que deve se feito em seguida para que fique encaixada dentro da porta.

Colocando a testeira

5 - Buraco da testeira:
Desbaste a área já marcada, com pouca profundidade (3 mm são suficientes), de modo a que a testeira se encaixe perfeitamente e fique rigorosamente na face do topo.

6 - Fazendo os furos:
Agora pode fazer as marcações correspondentes aos furos do tambor e da maçaneta. Para o fazer, encoste a fechadura contra uma face da porta, não esquecendo de deixar a testeira na face do topo. Desenhe o contorno do tambor diretamente sobre a porta. Se necessário faça um furo menor para servir de guia.

Fazendo os furos

7 - A furação:
Escolha uma broca cujo diâmetro permita uma rotação fácil da ponta quadrada da maçaneta, faça um furo dos dois lados que atravesse a porta (para evitar que lasque a madeira quando a broca sair). Proceda da mesma forma para o furo da chave e do encaixe do tambor. Se necessário elimine as lascas com a ajuda de um lima .

8 - Parafusando:
Parafuse a fechadura com os parafusos especiais que geralmente são fornecidos juntamente da fechadura. Em seguida fixe a chapa (de acabamento) e o puxador, este último fortemente para que a folga não danifique a mola da fechadura.

DICAS DE MARCAÇÃO DA TESTEIRA (ESPELHO) :
Para marcar o local exato dos furos a efetuar no marco, cubra os topos dos trincos (de encosto e de fecho) com uma grossa camada de giz, recolha-os na fechadura e feche completamente.


Quando largar o puxador o trinco de encosto deixará uma marca no marco, para obter o mesmo resultado com o trinco do fecho rode a chave. Abra depois a porta pondo os trincos na posição normal .

9 - Marcação:
O giz deixou no marco as marcas onde irão entrar os dois trincos, encoste a testeira (espelho) ao marco, em função das marcas do giz trace com precisão os contornos da placa e os desbastes a efetuar.

10 - Buracos dos trincos:
Comece por desbastar um pouco os buracos destinados aos trincos, perfure os buracos com a profundidade correspondente (utilize a guia de profundidade do sua furadeira), termine esta operação com o formão. Os trincos não devem tocar na madeira.

11 - Buraco da testeira que vai no marco da porta:
Desbaste em seguida o local destinado à testeira (espelho) com alguns mm de profundidade. Proceda com muita cautela pois é necessário que a superfície da testeira (espelho) fique exatamente faceada ao marco.


12 - Fixando a testeira no marco da porta:
Fixe a testeira (espelho) com parafusos compridos, verifique a folga e o ajustamento dos trincos. Se necessário lime um pouco os lados da testeira (espelho) mas, com precaução porque se ficar uma abertura muito grande, irá permitir uma folga demasiada nos trincos e isso fará com que a porta fique batendo com o vento.

Veja também:

13 - A aba de proteção:
Talvez seja necessário ajustar a aba de proteção dobrando-a ligeiramente, com a ajuda de um pequeno martelo para que ela fique exatamente nivelada ao do marco. Esta aba vai proteger a madeira contra o bater do trinco.


trinco fechadura

Está pronto e colocada com sucesso a fechadura da porta de madeira

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!