Inicio » , » LAJE TRELIÇADA - O que é e características!

LAJE TRELIÇADA - O que é e características!


O que é laje treliça ou treliçada?

A laje treliça surgiu na Europa com o propósito de ser uma opção mais econômica que as lajes maciças de concreto, sendo utilizada em vários países do mundo. Possibilitam vencer grandes vãos com menor peso próprio e redução de mão-de-obra durante sua execução.

Na laje treliça a armadura das nervuras tem a forma de uma treliça espacial. O banzo inferior é constituído por duas barras e o banzo superior por uma barra. Os banzos inferior e superior são unidos por barras diagonais inclinadas (em sinusóide), soldadas por eletrofusão. Proporcionam rigidez ao conjunto, melhoram o transporte e manuseio das vigotas já prontas e aumentam a resistência aos esforços cortantes.


As vigotas ou trilhos são constituídos pela armação treliçada com as barras do banzo inferior envolvidas por concreto, em forma de uma placa fina.


As vigotas, em conjunto com a capa de concreto (ou mesa), fornecem a resistência necessária à laje, atuando para resistir aos momentos fletores e às forças cortantes. Servem de apoio também aos blocos cerâmicos ou de isopor (EPS). As vigotas treliçadas constituem as nervuras principais (vigas) da laje treliça.

As vigotas podem conter barras longitudinais adicionais, que proporcionam maior resistência à flexão possibilitando vencer vãos maiores.

Os blocos de enchimento exercem a função de dar forma ao concreto, dando forma às nervuras e à capa, além de proporcionarem superfícies inferiores lisas. Os materiais de enchimento devem ser preferencialmente leves e de custo baixo, sendo mais comuns os de material cerâmico, principalmente para as construções de pequeno porte. Outros materiais são o concreto celular autoclavado e o EPS.


Por serem elementos vazados e constituídos de material mais leve que o concreto, reduzem o peso próprio das lajes. Os blocos cerâmicos são produzidos segundo diversas e diferentes dimensões, conforme o fabricante. São normalmente fornecidos pelo fabricante em conjunto com as vigotas da laje treliça.


Dimensões dos blocos cerâmicos de enchimento.

Indicações

Obras residenciais, comerciais e industriais de pequeno e médio porte.

Benefícios
Os componentes da laje são relativamente leves, o que permite uma fácil montagem do material. Tem baixo consumo de concreto em obra e proporciona isolamento termo-acústico.

Algumas características:

Nervura Transversal da laje treliçada
As nervuras transversais devem ser dispostas na direção perpendicular às nervuras principais, a cada dois metros. São construídas entre os blocos, afastados entre si para permitir a penetração do concreto e a colocação de armadura longitudinal.

As nervuras transversais exercem a função de travamento lateral das nervuras principais, levando a uma melhor uniformidade do comportamento estrutural das nervuras, contribuindo na redistribuição dos esforços solicitantes.


Armadura Complementar da laje treliçada
A armadura complementar tem a função de aumentar a resistência das lajes aos momentos fletores positivos e negativos. A armadura positiva é composta por barras de aço dispostas ao longo do comprimento das nervuras, as quais se somam às duas barras do banzo inferior. Pode estar situada dentro da placa de concreto ou sobre ela. A armadura longitudinal negativa é posicionada próxima à face superior da capa, e tem o objetivo de aumentar a resistência da laje aos momentos negativos.

Armadura complementar positiva

Armadura complementar negativa

Armadura de Distribuição da laje treliçada
É a armadura que fica posicionada transversalmente às nervuras e sobre a barra do banzo superior da treliça. Esta armadura tem algumas funções: aumentar a resistência da mesa à flexão e à força cortante, fazer as nervuras trabalharem mais conjuntamente e melhorar a ligação entre a mesa e as nervuras a fim de criar a seção T.



0 comentários :

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!