O que é LAJE TRELIÇADA, onde usar e como fazer passo a passo


O que é LAJE TRELIÇADA, onde usar e como fazer passo a passo

Já se perguntou o que é uma laje treliçada? Quando ela deve ser usada ou aplicada em uma construção e como fazer ou executa-la na obra de forma correta?

Então são essas dúvidas que iremos esclarecer na matéria de hoje para que quando você for colocar a "mão na massa" ou se o seu pedreiro falar a respeito desse tipo de estrutura, você já esteja atento.

O que é laje treliçada?

É uma estrutura de cobertura composta por uma laje plana apoiada em vigas treliçadas. As vigas treliçadas são elementos estruturais que formam uma espécie de armação de aço, composta por duas ou mais vigas paralelas ligadas por tirantes ou tirantes diagonais. 

A laje treliçada é uma solução estrutural muito versátil e eficiente para vãos muito longos e largos, pois permite a transferência de cargas de forma mais uniforme, diminuindo as solicitações de compressão nas vigas e colunas.

A laje treliçada pode ser usada em diversos tipos de edifícios, como prédios residenciais, escritórios, indústrias, galpões, entre outros. Ela é muito utilizada em edifícios de grande porte, pois permite uma grande economia de aço e concreto, além de ser uma opção mais leve e resistente do que outros tipos de lajes.

Para a elaboração de um projeto de laje treliçada, é necessário levar em consideração diversos fatores, como a carga máxima que a laje deve suportar, as dimensões da laje, o tipo de material a ser utilizado na armação e no concreto, entre outros. 

Além disso, é importante seguir as normas técnicas e de segurança para garantir a resistência e a durabilidade da estrutura.

Onde usar a laje treliçada?

As lajes treliçadas são uma opção estrutural muito versátil e eficiente para vãos muito longos e largos, pois permitem a transferência de cargas de forma mais uniforme, diminuindo as solicitações de compressão nas vigas e colunas. Elas são muito utilizadas em edifícios de grande porte, como prédios residenciais, escritórios, indústrias, galpões, entre outros.

armação da laje treliçada

Além disso, as lajes treliçadas são uma opção mais leve e resistente do que outros tipos de lajes, o que pode ser um fator determinante em projetos que necessitem de uma estrutura mais leve ou que tenham restrições de peso. Elas também são uma opção mais econômica, pois permitem uma grande economia de aço e concreto.

No entanto, é importante levar em consideração que as lajes treliçadas exigem um projeto estrutural mais detalhado e preciso, pois são estruturas mais complexas e requerem uma maior atenção aos detalhes de projeto. 


Além disso, elas também podem exigir uma manutenção mais frequente, pois as peças metálicas da armação podem sofrer corrosão com o tempo. Portanto, é importante avaliar todos os prós e contras antes de decidir pelo uso de uma laje treliçada.

Como fazer laje treliçada?

1 - O passo a passo é o seguinte: primeiro, é preciso projetar a laje treliçada, ou seja, definir o tamanho e a forma dela, bem como calcular as dimensões das vigas treliçadas e do concreto que serão usados na concretagem da estrutura.

2 - Em seguida, é preciso preparar o local da instalação.

3 - Depois, é preciso instalar as vigas treliçadas no local. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, mas geralmente envolve a fixação das vigas em pilares ou em alvenarias já existentes.

nervura da laje treliçada

4 - Quando as vigas treliçadas estiverem instaladas, é preciso colocar a armadura de aço na laje. A armadura é composta por barras de aço que são colocadas em cima dessas vigas e que servirão de reforço para o concreto.

5 - Finalmente, é hora de colocar o concreto da laje ou concretagem. Isso pode ser feito usando uma betoneira ou fazendo o concreto manualmente, despejando-o sobre a armadura e espalhando-o de maneira uniforme. Depois de colocado, o concreto deve ser liso e compactado para garantir que a laje fique com uma superfície plana e resistente.

Veja também:

É importante lembrar que a construção de uma laje treliçada exige conhecimentos técnicos específicos e o uso de equipamentos adequados. Por isso, é recomendado contratar profissionais especializados para fazer esse tipo de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!