Sapata, Estaca ou Bloco é melhor na fundação?


sapata de construção civil

Saiba qual a diferença de sapata, estaca e bloco na construção civil e qual deles é mais apropriado para usar em cada obra.

Diferença entre Sapata, Estaca ou Bloco

Sapata é uma estrutura de concreto que é enterrada no solo e serve como base para uma coluna ou pilar de uma construção. Ela é projetada para distribuir a carga da estrutura sobre uma área maior do solo, aumentando a estabilidade e resistência do edifício.

Uma estaca é uma estrutura de concreto ou metal que é cravada no solo e serve como base para uma construção. Ela é projetada para suportar cargas pesadas e para resistir às forças de compressão e tração. As estacas são comumente usadas em terrenos com solos fracos ou instáveis.

Bloco de construção é um material de construção composto de cimento, areia e agregado, geralmente utilizado para construir paredes de alvenaria. Eles podem ser encontrados em diferentes tamanhos e formas e são usados para construir paredes internas e externas de edifícios.

Coeficiente de segurança

Poucas coisas na engenharia geram tanta insegurança quanto às fundações. Para se ter uma ideia, nas super estruturas, que são: pilares, vigas e lajes, é usado um coeficiente de segurança de 1,4 e quando o assunto é fundações, esse coeficiente de segurança salta para 3.

Mas porque um coeficiente tão alto? Porque estamos falando de solo, um material heterogêneo e que está escondido embaixo da terra. Por mais que se faça uma sondagem e uma análise, nunca se pode garantir 100% de que o solo terá o comportamento esperado.

Se 99% dos seus pilares estiverem apoiados em solo firme, porém 1% se apoiar em uma falha do terreno, toda sua obra pode ir a ruína. 

Já imaginou construir toda a casa achando que o terreno é firme e ela começar a ceder de um lado, aparecer rachaduras e condenar toda a estrutura? Isso é algo que ninguém quer, não é mesmo?

Você não quer que isso aconteça, não é mesmo?
Então acompanhe o vídeo abaixo para não cometer nenhum erro na hora de construir e saiba se é correto usar sapata, estaca ou bloco em cada tipo de terreno.

Veja também:

Comentários

  1. Sou estudante de edificações- ifsul- gostaria de pedir informações básicas, em PDF. Gosto e aprendo muito com seus vídeos. Valeu. adilsonfurtado@ymail.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu vídeo mas se as sapatas for tipo 1*1 será que aguenta 2 pavimentos num solo úmido

    ResponderExcluir
  3. Parabéns bom trabalho. Gostaria de ver algumas dicas de como recuperar estruturas de concreto.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem explicado e elucidativo. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de uma sapata de de pedras para sobrados. As dicas do canal estão interessantes.

    ResponderExcluir
  6. Tenho, uma dúvida quero construir no limite do meu terreno, o qual tem 1,4cm acima, de desnivel sobre o terreno ao lado!!! Qual o tipo de fundação posso usar???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!