Como colocar Piso na Parede com niveladores, passo-a-passo!


assentar Revestimento Cerâmico niveladores

Aprenda como fazer a instalação de revestimentos cerâmicos na parede com a utilização dos niveladores de pisos.

Colocar piso na parede pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente se você é um iniciante na área de reforma e decoração. No entanto, com os materiais certos e a técnica adequada, é possível transformar uma parede simples em um destaque do seu ambiente. 

O que é Nivelador de Piso?

É um conjunto de peças plásticas utilizadas para nivelar pisos, azulejos e porcelanatos durante a instalação ou assentamento. Ele é composto por uma base, uma haste e uma presilha, e pode ser utilizado em pisos de cerâmica, porcelanato, mármore, granito e outros materiais similares.

1 - Clipe espaçador - É utilizado para dar sustentação para a base do piso e gerar o espaçamento desejado que pode ser de 1 milímetro, 1,2 mm, 1,5 mm, 2 mm, 3 mm e 5 mm.

2 - Cunha Niveladora - É utilizada para dar o ajuste necessário ao nivelamento durante o assentamento das placas de piso no local.

Sua função serve para garantir que os pisos fiquem nivelados e com a mesma altura, evitando desníveis, ondulações ou rebarbas. Isso é especialmente importante em áreas que terão muito tráfego, como corredores, cozinhas e banheiros, para evitar tropeços e acidentes.

Como usar o nivelador de pisos?

Esse processo é bem simples e segue os seguintes passos: após assentar o primeiro piso ou revestimento, encaixe o clipe espaçador na parte de baixo, deixando a haste para cima. Fixe a outra peça de piso encostada no clipe espaçador que ficou com a haste para cima.

Em seguida, encaixe a cunha niveladora no buraco da haste e aperte bem para dar o ajuste necessário e para que as peças fiquem na mesma altura, sem desnível e com bordas para cima.

Como assentar piso com nivelador?

1 - Preparação da área
Antes de começar a usar o nivelador de pisos, certifique-se de que a área onde o piso será instalado esteja limpa e livre de qualquer resíduo, como poeira ou detritos, além de verificar se a superfície está nivelada. Caso não esteja, corrija isso antes de começar.

2 - Aplicação da argamassa
Aplique uma camada de argamassa de piso, em uma área suficiente para a instalação de um ou mais pisos. Utilize uma espátula dentada para criar sulcos na argamassa, que ajudarão a fixar o piso e facilitarão a aderência do nivelador.

3 - Colocação do clipe
Insira o clipe espaçador sob a borda do primeiro piso que será assentado e empurre o clipe para baixo dele de forma que fique bem fixado entre a argamassa e a peça de piso. Deixe a haste com o buraco para cima.

4 - Fixação da presilha
Com a haste onde tem um orifício deixada para cima do piso, pegue a cunha niveladora e encaixe nesse buraco, pressionando de forma bem firme para que as peças fiquem bem niveladas e uniformes.

5 - Assentamento
Repita os passos 3 e 4 para os demais pisos, certificando-se de que a distância entre eles esteja uniforme e que todos estejam nivelados. É importante manter a argamassa úmida enquanto você coloca os pisos, para que o nivelador possa ser ajustado conforme necessário.

6 - Remoção do nivelador
Após a secagem da argamassa, você pode remover os niveladores com uma chave ou alicate ou batendo com o martelo, pois ele se rompe facilmente. Dessa forma, sairá a cunha e parte da haste que estava encaixada.

Veja também: 
7 - Finalização
Após a remoção do nivelador, verifique se o piso está nivelado e uniforme. Lembre-se de limpar a área para remover quaisquer resíduos de argamassa ou poeira.

Colocar pisos com nivelador pode ser um pouco demorado, mas é uma maneira eficaz de garantir que seu piso fique nivelado e uniforme. Com a prática, você poderá instalá-los com mais facilidade e rapidez.

Caso ainda tenha restado dúvidas ou queira aprender de forma prática como realizar todo esse processo passo a passo, recomendo que assista o vídeo abaixo até o final.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.