Como fazer Decoração Rústica para casa!


decoração rustica como fazer

A decoração rústica tem ganhado cada vez mais espaço no universo da decoração de interiores, sendo uma tendência que tem conquistado muitos adeptos, pois esse estilo tem como características o uso de materiais naturais, texturas e tons terrosos, remetendo à natureza e à simplicidade. 

Neste artigo, vamos apresentar ideias para decoração rústica de casas, com exemplos práticos para você se inspirar na hora da dúvida de como escolher os móveis certos , as cores, iluminação e deixar o ambiente mais aconchegante para a família e para receber os amigos.

Ideias de decoração rústica com Madeira

A madeira é um elemento muito utilizado na decoração rústica, pois ela traz aconchego, charme e sofisticação ao ambiente. Pode ser utilizada em diferentes formatos e tons, desde as mais claras até as mais escuras, e combinadas com outros elementos rústicos, como pedras e metais.

Ideias decoração rústica Madeira

Algumas ideias de como usar a madeira na decoração rústica são:

1 - Piso de madeira: Um piso de madeira é uma excelente opção para quem quer criar um ambiente mais rústico, mesmo que a casa seja feita de alvenaria. Dessa forma, o piso imitará um assoalho.

2 - Móveis de madeira: Móveis em madeira maciça são uma excelente opção e eles podem ser utilizados em diferentes cômodos da casa, como sala de estar, sala de jantar e quartos.

Eles ficam ainda mais interessantes se forem móveis feitos com madeira de demolição, que estão em alta e combinam demais com esse tipo de decoração mais bruto.

Um mesa feita com tronco de árvore e colocado na sala de jantar é uma opção muito indicada nessa caso, pois ela combina demais com esse design, juntamente com um grande banco ou cadeiras do mesmo material.

3 - Revestimentos de madeira: Você pode brincar com tábuas de madeiras ou chapas inteiras de compensado para criar um ambiente diferenciado, com um aspecto mais envelhecido, fixando elas nas paredes e usando cores terrosos ou verniz para a pintura.

Painéis para a cozinha e para a sala onde será colocada a televisão, podem ser feitos nesse estilo para se adequarem a toda o design escolhido.

Ideias de decoração rústica com Pedra

A pedra é outro elemento muito utilizado na decoração rústica, pois ela traz um toque de naturalidade e sofisticação ao ambiente, podendo ser utilizada em diferentes formatos, desde as mais rústicas até as mais modernas. 

Ideias decoração rústica Pedra

Algumas ideias de como usar a pedra são:

1 - Paredes de pedra: É uma excelente opção para quem quer trazer um toque mais natural e autêntico ao ambiente, pois as paredes de pedra podem ser usadas em ambientes internos ou externos, criando um visual elegante e sofisticado. 

Além disso, elas oferecem isolamento térmico e acústico, trazendo conforto e praticidade ao espaço.

2 - Lareiras de pedra: As lareiras são elementos importantes na decoração rústica, pois o som da lenha queimando e estalando traz aconchego e sofisticação ao ambiente. 

Elas podem ser feitas com pedras de diferentes tamanhos e texturas, criando um visual elegante, natural e você pode colocar algumas cadeiras ou sofás ao redor dela para fazer uma roda de amigos para conversar.

3 - Pisos de pedra: Os pisos de pedra podem ser usados em ambientes internos ou externos, trazendo praticidade e funcionalidade ao espaço, além de ficar bem bonito, puxando para um aspecto de ambiente natural e conectado com a natureza.

4 - Bancadas de pedra: uma bancada de mármore, granito ou pedras naturais, se construídas com uma tonalidade mais suave e natural, podem trazer uma boa leveza ao ambiente e combinar com a decoração.

5 - Decoração com pedras: Por fim, se a opção de decoração de interior que você optar for essa mesmo, você ainda pode usar alguma pedras que encontrar ou comprar para usar como peças decorativas.

Caso queira gastar pouco dinheiro, você pode ir até uma cachoeira, que é um local com diversas pedrinhas bonitas e de cores diversas, para recolher algumas para levar para casa e usar como parte da decoração.

Ideias de decoração rústica com Metal

Os metais são elementos muito utilizados na decoração rústica, pois eles trazem um toque industrial e vintage ao ambiente, podendo ser utilizados em diferentes formatos e cores, desde os mais simples até os mais elaborados. 

Ideias decoração rústica Metal

Algumas ideias de como usar os metais são:

1 - Luminárias de metal: você pode utilizar luminárias de metal com aspecto envelhecido, ou seja, quando a pintura parece ser antiga ou um pouco enferrujada para dar um toque mais bruto ao local.


Pode optar também em comprar luminárias com design de antigamente, como lustres antigos ou aquelas lâmpadas que acendem, mas não clareiam muito, como pendentes retro.

2 - Torneiras e chuveiros de metal: Existem também torneiras chuveiros rústicos que são produzidos em formato redondo ou quadrado, com pintura envelhecida ou enferrujada.

Os chuveiros e torneiras de cano na cor bronze, dourada ou prata envelhecidos ficam bem bonitos para serem adicionados à decoração vintage, recuperando o estilo passado.

3 - Armários de metal: Também podem ser usados no lugar de guarda-roupas, balcões ou móveis de cozinha.

4 - Bancos e cadeiras: São fáceis de encontrar para comprar e combinam bastante com uma mesa de madeira rústica.

5 - Objetos decorativos: Por fim, se esse for o modelo escolhido, você pode adicionar alguns objetos de metal espalhados pela casa para combinar com todas as outras opções anteriores que acabamos de falar.

Texturas e cores Rústicas

Agora, veja algumas ideias de cores e texturas para combinar com todos esses objetos e móveis rústicos citados acima, tanto de madeira, pedra ou metal.

Texturas e cores Rústicas

1 - Tons Terrosos: Os tons terrosos são cores que remetem à terra, à natureza e ao campo. Esses tons são muito comuns na decoração rústica e podem ser utilizados em diversos elementos da casa. 

Um exemplo é utilizar um papel de parede com textura em tons de marrom, bege ou ferrugem, combinado com móveis em madeira de tons similares. 

Outra opção é utilizar objetos decorativos em tons terrosos, como vasos de cerâmica em tom de barro, almofadas em tecidos naturais com estampas em tons terrosos, entre outros.

2 - Tecidos Naturais: O algodão, o linho e a lã são alguns dos tecidos mais utilizados nesse estilo, pois eles são macios, confortáveis, duráveis e têm uma aparência natural e orgânica. 

Podem ser utilizados em cortinas, almofadas, tapetes, colchas, roupas de cama e outros elementos da decoração. Um exemplo de utilização dos tecidos naturais é utilizar um sofá em linho combinado com almofadas em algodão com estampas naturais.

3 - Texturas: As texturas criam um contraste interessante com a rusticidade dos materiais utilizados. É possível criar texturas através de diversas técnicas, como o tecido trançado, o couro, a cerâmica, o crochê e outros. 

Um exemplo de utilização de texturas na decoração é utilizar um tapete de lã com textura diferenciada combinado com objetos decorativos em cerâmica com texturas naturais.

Os tapetes de fibras naturais, como sisal, juta e algodão, também são bastante utilizados, porque eles adicionam textura ao ambiente e trazem uma sensação de aconchego, podendo ser utilizados em salas de estar, quartos e até mesmo em varandas e áreas externas.

Veja também:

Portanto, para combinar esses elementos e criar uma decoração equilibrada, é recomendado utilizar cores mais neutras e terrosas como base, e adicionando cores mais vibrantes e ousadas em pequenos detalhes. 

Além disso, é importante escolher materiais naturais e texturas diferenciadas para criar pontos de destaque na decoração. Também é possível utilizar elementos decorativos em madeira, pedra ou metal para criar um visual ainda mais rústico.

Um bom exemplo de decoração rústica com tons terrosos, tecidos naturais e texturas é utilizar uma parede em tom de barro, combinado com um sofá em linho de cor neutra, almofadas em tons terrosos com texturas diferenciadas e um tapete de lã com textura diferenciada. 

Então, essas são apenas algumas dicas para criar a decoração rústica dos seus sonhos. Lembre-se de que o estilo rústico é versátil e adaptável, permitindo a criação de ambientes únicos e personalizados. 

Aproveite as ideias apresentadas aqui e solte a sua criatividade para criar um espaço confortável, elegante e aconchegante para você, sua família e para receber os amigos em casa para uma deliciosa confraternização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.