Qual o melhor piso para banheiro? 4 opções


melhor piso banheiro

Existem vários fatores a serem considerados ao escolher o melhor piso para o banheiro, incluindo a segurança, facilidade de limpeza, durabilidade, estilo e o gosto do proprietário do imóvel.

Portanto, pensando nessa dúvida frequente, nesta matéria, vamos falar sobre detalhes e características dos melhores pisos para banheiros, para que você decida entre qual deles vai escolher para o ambiente em questão.

Como escolher o piso do banheiro?

Antes de fazer a escolha e realizar a compra, você precisa pensar em alguns fatores importantíssimos para que não venha a ter problemas futuros com uma decisão errada. Veja abaixo o que você precisa saber:

1 - Piso seguro antiderrapante

A segurança é um dos fatores mais importantes a serem considerados, pois o banheiro é um ambiente bastante úmido e escorregadio, principalmente depois do banho, quando o vapor se acumula pelas paredes e chão.

Então, o escolhido não pode ser muito liso. Evite comprar os pisos de alto brilho (brilhoso), porque eles são extremamente lisos e dê preferência pelos antiderrapantes ou foscos, pois eles criam um atrito maior no pé e evitam bastante o acidente com escorregões.

2 - Piso fácil de limpar

Como o banheiro é um ambiente propenso a sujeira e retêm muita umidade devido ao vapor do banho quente, é normal que a poeira e a água se juntem, criando mofo nos rejuntes e acumulo de detritos sobre eles.

Portanto, escolher um modelo que possa ser limpo facilmente com água e sabão é a melhor opção para o banheiro, evitando o acúmulo de germes e bactérias, garantindo que o banheiro permaneça higiênico e agradável para todos os usuários.

3 - Cores claras

Uma das melhores maneiras de fazer o banheiro parecer maior e mais iluminado é escolher um piso claro, pois eles refletem a luz natural, tornando o ambiente mais luminoso e agradável. 


Sem contar que a escolha por peças de tom claro dá um aspecto de limpeza e frescor ao ambiente. Cores escuras podem deixar o ambiente carregado e pesado.

Melhores pisos para chão do banheiro

Agora que já falamos sobre algumas coisas que você deve saber antes de fazer a escolha, confira quais são os pisos mais indicados para serem colocados ou assentados no chão dos banheiros.

1 - Porcelanato 

piso Porcelanato banheiro

Em primeiro lugar, o porcelanato é um material resistente e durável. Como ele é feito de argila e outros minerais, que são prensados a altas temperaturas, resulta em um material denso e homogêneo, tornando-o resistente a impactos, riscos e manchas e é ideal em áreas molhadas, como o banheiro.

O porcelanato também possui uma baixa absorção de água, sendo bastante resistente à umidade. Dessa forma, ele evita o surgimento de manchas, bolor e mofo, o que o torna um piso ideal para ser usado em áreas com muita umidade. 

Outra vantagem é a sua facilidade de limpeza por ser um material liso e homogêneo, o que dificulta a aderência de sujeira e bactérias. Além disso, a sua superfície é resistente a produtos químicos, o que permite o uso de produtos de limpeza mais fortes, sem danificar o material.

Sem contar que ele também oferece uma ampla variedade de cores, tamanhos, texturas e acabamentos, podendo imitar outros materiais, como madeira, mármore e pedra, permitindo que você crie um visual personalizado, escolhendo o melhor porcelanato para o seu banheiro.

Embora possa ser um pouco mais caro do que outros materiais, como o piso cerâmico, o porcelanato tem uma vida útil mais longa e requer menos manutenção ao longo do tempo, o que pode economizar dinheiro a longo prazo.

2 - Cerâmico

piso ceramica banheiro

O piso cerâmico é uma opção clássica para banheiros, sendo resistente à umidade, fácil de limpar e está disponível em uma ampla variedade de cores e texturas, permitindo que você escolha o estilo que mais combina com seu banheiro. 

Mas o que faz ele se destacar sobre o piso porcelanato são as seguintes características:

Custo-benefício: É uma opção mais barata em comparação com o porcelanato, porque ele é produzido a partir da argila, um material abundante e de baixo custo. Por essa razão, o piso cerâmico é uma alternativa mais econômica, mas sem abrir mão da qualidade.

Personalização: O piso cerâmico oferece uma ampla variedade de cores, texturas e padrões, o que permite uma maior personalização do ambiente. Há opções para todos os gostos e estilos, desde modelos mais tradicionais até pisos mais modernos e ousados.

Facilidade de instalação: segundo alguns azulejistas, esse tipo de piso é mais fácil e rápido de instalar, já que a maioria das peças são menores do que o porcelanato que tem peças extremamente grandes e não necessitam de um cuidado tão alto no assentamento.

Aquecimento: ele também é compatível com sistemas de aquecimento elétrico e hidráulico, o que pode tornar o ambiente do banheiro mais confortável e evitando o desconforto de pisar em um piso frio durante os dias mais frios do ano.

Só que os pisos de cerâmica também tem desvantagens em relação ao porcelanato, como a sua porosidade maior, o que pode permitir a absorção de água se não estiver devidamente impermeabilizado, podendo causar problemas de umidade no banheiro, como o aparecimento de manchas, mofo ou bolor, e também pode afetar a durabilidade do material a longo prazo.

Outra desvantagem é que as peças podem apresentar variações de tamanho e cor, principalmente em pisos de baixa qualidade ou em modelos produzidos de forma artesanal, podendo afetar a estética do ambiente.

3 - Cimento queimado

piso cimento queimado banheiro

Uma das principais razões para essa escolha do piso de cimento queimado é a durabilidade, pois ele é altamente resistente e durável, sendo ideal para áreas molhadas, como o banheiro. 

Sem contar que a sua versatilidade permite personalizar o material de acordo com as necessidades e preferências do cliente, sendo possível adicionar pigmentos para criar uma ampla variedade de cores, ou utilizar técnicas de polimento para criar diferentes texturas e acabamentos. 

Dessa forma, o piso de cimento queimado pode ser personalizado de acordo com o estilo de decoração do banheiro, com cores diferentes, criando um ambiente único e atraente, do jeito que o morador decidir.

Além disso, esse modelo oferece uma estética moderna e minimalista, podendo ser combinado com outros elementos, como azulejos, pastilhas e madeira, criando um ambiente personalizado e único. 


Ele também é altamente resistente à umidade e é uma opção bem barata se comparada com outros materiais, como o porcelanato ou a pedra natural, por exemplo. Para isso, basta contratar uma pessoa que saiba fazer o processo.

Só que é importante destacar que, apesar das vantagens do piso de cimento queimado, ele também pode apresentar algumas desvantagens, como a necessidade de manutenção regular para evitar manchas e arranhões. 

4 - Mármore e Granito

piso Mármore e Granito banheiro

A pedra natural é outra opção durável e elegante para o banheiro. Mármores, granitos e outras pedras naturais são resistentes à umidade e fáceis de limpar, além de serem altamente duráveis, podendo ficar impecáveis durante anos no mesmo local.

A pedra natural também é uma ótima opção para banheiros com um estilo mais luxuoso e sofisticado. Por exemplo: você já deve ter visto aqueles banheiros bem grandes, com muito luxo e espaçosos, que normalmente tem áreas revestidas com essas pedras de mármore ou granito.


No entanto, essa opção de piso pode ser extremamente cara se comparada com os outros tipos citados acima. Outra desvantagem é que a pedra natural pode ser muito lisa e escorregadia.

Então, depois de tudo que foi falado, chegou a hora de você fazer a escolha entre os melhores pisos para o banheiro. Veja qual modelo se adequa melhor no seu orçamento, se deseja comprar um mais barato ou mais caro, mas sempre esteja atento à segurança e facilidade de limpeza do ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)